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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Políticas e práticas da educação especial no município de Itabirito – Minas Gerais
Autor(es): Maria Helena Rosa
Primeiro Orientador: Bruna Cristina da Silva Hudson
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender como é realizada a inclusão escolar de estudantes com deficiência no município de Itabirito, Minas Gerais. A proposta foi investigar, no contexto escolar, se a inclusão ocorre na perspectiva inclusiva, verificando se o trabalho desenvolvido é pautado na inovação, no respeito, na compreensão e no reconhecimento da educação como direito de todos, garantindo que todos sejam educados juntos. Buscou-se explorar os limites entre direitos e deveres dos estudantes com deficiência e a proteção assegurada por lei, analisando também como ocorre a orientação dos envolvidos no processo de inclusão nas diversas atividades escolares e sociais, de forma a respeitar as diferenças e assegurar o direito a um profissional específico para garantir uma educação de qualidade. Para tanto, foi utilizada como metodologia a realização de uma entrevista com a coordenadora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE). Os resultados indicaram que, no município, a inclusão escolar se desenvolve com base em valores, princípios e leis, configurando uma educação inclusiva de qualidade, embora reconheça-se que ainda há avanços necessários. Conclui-se que o desempenho da Educação Especial depende de políticas públicas que reestruturem e fortaleçam a educação inclusiva, sendo fundamental compreender as ações que o município vem desenvolvendo para assegurar esse direito ao estudante incluído.
Abstract: This study aimed to understand how school inclusion of students with disabilities is carried out in the municipality of Itabirito, Minas Gerais. The proposal was to investigate, within the school context, whether inclusion occurs from an inclusive perspective, examining whether the work developed is based on innovation, respect, understanding, and the recognition of education as a right for all, ensuring that everyone is educated together. The study sought to explore the boundaries between the rights and duties of students with disabilities and the protection guaranteed by law, also analyzing how guidance is provided to those involved in the inclusion process across various school and social activities, in a way that respects differences and ensures the right to a specialized professional for a quality education. To this end, the methodology used was an interview with the coordinator of the Municipal Center for Specialized Educational Services (CMAEE). The results indicated that, in the municipality, school inclusion is developed based on values, principles, and laws, establishing a quality inclusive education, although it is acknowledged that further progress is still needed. It is concluded that the performance of Special Education depends on public policies that restructure and strengthen inclusive education, making it essential to understand the actions the municipality has been developing to ensure this right for included students.
Assunto: Inclusão em educação
Educação especial
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/84153
Data do documento: 12-Jul-2025
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

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