Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/84215
Type: Artigo de Evento
Title: Uma ontologia para integrar dados de evasão escolar, desempenho acadêmico e distribuição de auxílios socioeconômicos: estudo de caso no IFMG
Authors: Eduardo Cardoso Melo
Marcello Peixoto Bax
Abstract: O emprego massivo de tecnologias computacionais por organizações dos mais variados ramos de atuação está ligado, em especial, com o surgimento cada vez mais frequente de ambientes que requerem dos gestores extrema capacidade decisória, mesclando qualidade e agilidade. Em cenários marcados por decisões subsidiadas por dados, é fundamental o apoio de artefatos que contribuam para integrar fontes heterogêneas de dados nas organizações, tais como as ontologias. Este artigo apresenta como elaborar uma ontologia de domínio para organizar o conhecimento relacionado com evasão escolar, desempenho acadêmico e distribuição de auxílios socioeconômicos em uma Instituição Federal de Ensino Superior, bem como integrar os dados de tais construtos. A metodologia empregada, com destaque para a abordagem SABiO, forneceu o suporte necessário para todo o processo de desenvolvimento da ontologia de domínio. Como principais resultados, houve a integração dos dados de quatro fontes heterogêneas em conformidade com a ontologia especificada, permitindo a recuperação de informações que responderam as questões de competência que indicam a coerência entre o propósito da ontologia e a realidade do seu escopo. Quanto aos dados institucionais analisados, ficou evidente a importância dos auxílios socioeconômicos distribuídos para a redução da evasão escolar e aumento do desempenho acadêmico dos estudantes.
Abstract: The massive use of computing technologies by organizations from the most varied fields of activity is linked, in particular, to the increasingly frequent emergence of environments that require extreme decisionmaking capacity from managers, combining quality and agility. In scenarios marked by decisions supported by data, the support of artifacts that contribute to integrating heterogeneous data sources in organizations, such as ontologies, is essential. This article presents how to develop a domain ontology to organize knowledge related to school dropout, academic performance and distribution of socioeconomic aid in a Federal Higher Education Institution, as well as integrating data from such constructs. The methodology used, with emphasis on the SABiO approach, provided the necessary support for the entire domain ontology development process. As main results, there was the integration of data from four heterogeneous sources in accordance with the specified ontology, allowing the recovery of information that answered the competence questions that indicate the coherence between the purpose of the ontology and the reality of its scope. Regarding the institutional data analyzed, the importance of the socioeconomic aid distributed for reducing school dropouts and increasing students' academic performance was evident.
Subject: Ontologias
Organização do conhecimento
Organização da Informação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/84215
Issue Date: 7-Oct-2024
metadata.dc.url.externa: https://ceur-ws.org/Vol-3905/paper4.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: 17th Seminar on Ontology Research in Brazil (ONTOBRAS 2024) and 8th Doctoral and Masters Consortium on Ontologies (WTDO 2024)
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.