Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/84221
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gestão da informação como suporte para a caracterização das solicitações de auxílios socioeconômicos na assistência estudantil do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
Título(s) alternativo(s): Information management as support for the characterization of requests for socioeconomic aid in student assistance at the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG)
Autor(es): Eduardo Cardoso Melo
Marcello Peixoto Bax
Paulo César Lourenço da Silva
Yuri Bento Marques
Evaldo de Oliveira da Silva
Resumo: Introdução: O considerável volume de dados produzido e consumido pelas organizações modernas, inclusive aquelas do setor público, torna complexo o processo de recuperação de informações capazes de contribuir em situações de tomada de decisão. A Gestão da Informação (GI) está inserida neste contexto ao dotar as organizações de meios para estruturar o controle dos seus fluxos informacionais e fazer com que as informações obtidas pelos indivíduos atendam às demandas organizacionais. Este artigo visa apresentar um caso real de como um ambiente estruturado com base nos preceitos da GI atua como suporte para a recuperação de informações com valor estratégico para os gestores de uma instituição de ensino pública. Método: Foi conduzido um estudo de caso no setor de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) com o intuito de explorar dados reais das solicitações de auxílios socioeconômicos feitas por estudantes de graduação e, assim, promover a caracterização de tais registros. Resultados: A estruturação do ambiente do IFMG facilitou a recuperação dos dados necessários para que o perfil das solicitações de auxílios e dos candidatos envolvidos fosse construída e apresentada em formatos variados. Conclusão: O perfil resultante deste trabalho tem a capacidade de servir como suporte ao planejamento e tomada de decisões da instituição que envolvam o aprimoramento das políticas e práticas da Assistência Estudantil do IFMG.
Abstract: Introduction:The considerable volume of data produced and consumed by modern organizations, including those in the public sector, makes the process of recovering information capable of contributing to decision-making-situations. Information Management (IM) is inserted in this context by providing organizations with the means to structure the control of their information flow sand make the information obtained by individuals meet organizational demands. This article aims to present a real case of how a structured environment based on the precepts of IM acts as a support for the information recovery with strategic value for the managers of a public teaching institution. Method: A case study was conducted in the Student Assistance sector of the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG) in order to explore real data from requests for socioeconomic aid made by under graduate students and, thus, promote the characterization of such records. Results: The structuring of the IFMG environment facilitated the retrieval of the necessary data so that the profile of the requests for assistance and the candidates involved was constructed and presented in various formats. Conclusions: The profile resulting from this work has the ability to serve as supportin the institution’s planning and decision-making that involve the improvement of policies and practices of Student Assistance at IFMG
Assunto: Gestão de informação
Assistência estudantil
Universidades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.91084
URI: http://hdl.handle.net/1843/84221
Data do documento: 26-Set-2024
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/91084/53009
metadata.dc.relation.ispartof: AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
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