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http://hdl.handle.net/1843/84263
Tipo: | Tese |
Título: | Toĩs mikkoĩs mikkà: poética e ambiguidade social em Calímaco de Cirene |
Autor(es): | Douglas Cristiano Silva |
primer Tutor: | Jacyntho José Lins Brandão |
primer miembro del tribunal : | Antonio Orlando de Oliveira Dourado Lopes |
Segundo miembro del tribunal: | Olimar Flores Júnior |
Tercer miembro del tribunal: | Fernando Rodrigues Junior |
Cuarto miembro del tribunal: | Pedro Ipiranga Júnior |
Resumen: | Esta tese tem por objetivo propor possíveis relações entre traços essenciais da poética calimaquiana (impulso por novidade, refinamento, pequenez, certo realismo social) e elementos da posição social tradicional do poeta: engajado em uma relação pautada pela ética aristocrática arcaica, em que qualquer forma de enriquecimento explícito através da poesia é mal vista, o poeta se vê com frequência como parte do círculo social e dos projetos de poder de seus financiadores, mas ao mesmo tempo como um profissional alheio a essas relações. Escrevendo séculos após o surgimento e a cristalização dessas relações, mas em uma época de apropriação criativa da tradição literária, Calímaco recria em sua obra esse tópos, que se faz visível na oscilação de sua tradição biográfica posterior, em constante tensão entre um passado nobre e a expectativa do que seria uma “vida de poeta”, e em contextos programáticos de sua poesia. Acreditamos que nesses contextos sua ambição seja dupla e especialmente produtiva para o debate: Calímaco engaja-se na retomada aristocrática de seus patrões e, em um mesmo movimento, constrói uma poética adequada aos anseios estéticos do seu tempo. |
Abstract: | This dissertation aims to propose possible relations between essential traits of the Callimachean poetics (impulse for novelty, refinement, smallness, a certain social realism) and the traditional social position of the poet: engaged in a relationship guided by archaic aristocratic ethics, in which any form of explicit enrichment through poetry is frowned upon, the poet often sees himself as part of the social circle and power projects of his sponsors, but at the same time as a professional unmindful of these relationships. Writing centuries after this relationships emerged and crystallized, but at a time of creative appropriation of the literary tradition, Callimachus recreates in his work this topos, which is visible in the oscillation of his later biographical tradition, where there is a constant tension between a noble past and the expectation of what would be a “poet's life”, and also in programmatic contexts of his poetry.We believe that in these contexts his ambition is double and especially productive for the debate: Callimachus engages in the aristocratic resumption of his bosses and, in the same movement, builds a poetics suited to the aesthetic aspirations of his time. |
Asunto: | Calímaco - Crítica e interpretação Poesia grega - História e crítica Literatura e sociedade Aristocracia na literatura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/84263 |
Fecha del documento: | 29-oct-2021 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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