Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/84268
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Heloisa Maria Moraes Moreira Pennapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6824296355468419pt_BR
dc.contributor.referee1Janayna Maria da Rocha Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Daniela Mara Lima Oliveira Guimarãespt_BR
dc.creatorAlenir Maria da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-08-11T14:25:34Z-
dc.date.available2025-08-11T14:25:34Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/84268-
dc.description.abstractThe objective of this work is to present activities that make Portuguese Language classes more attractive and interesting, motivating students to learn the rules of the standard norm of their native language. It also aims to highlight the importance of learning the standard language as a means of social advancement and improvement in professional and personal quality of life. This research was conducted through the application of educational games to teach basic Portuguese language rules to teenagers and young adults at an NGO, resulting in an effective approach to teaching grammatical content.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar atividades que tornem as aulas de Língua Portuguesa mais atraentes e interessantes, motivando os alunos a aprenderem as regras da norma padrão da língua materna. Pretende-se, também, destacar a importância de aprender a norma culta como um meio de ascensão social e de melhoria na qualidade de vida profissional e pessoal. Esta pesquisa foi realizada por meio da aplicação de jogos educativos para ensinar regras básicas de Língua Portuguesa a adolescentes e jovens em uma ONG, resultando em uma abordagem eficaz para a ministração dos conteúdos gramaticais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectnorma padrão; língua portuguesa; ensino; jogos; lúdico.pt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Gramáticapt_BR
dc.titleO lúdico em sala de aula de adolescentes: proposta de ensino das regras gramaticais por meio de jogospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gramática e Ensino

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC Alenir.pdf882.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons