Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/84268
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O lúdico em sala de aula de adolescentes: proposta de ensino das regras gramaticais por meio de jogos
Autor(es): Alenir Maria da Silva
Primeiro Orientador: Heloisa Maria Moraes Moreira Penna
Primeiro membro da banca : Janayna Maria da Rocha Carvalho
Segundo membro da banca: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar atividades que tornem as aulas de Língua Portuguesa mais atraentes e interessantes, motivando os alunos a aprenderem as regras da norma padrão da língua materna. Pretende-se, também, destacar a importância de aprender a norma culta como um meio de ascensão social e de melhoria na qualidade de vida profissional e pessoal. Esta pesquisa foi realizada por meio da aplicação de jogos educativos para ensinar regras básicas de Língua Portuguesa a adolescentes e jovens em uma ONG, resultando em uma abordagem eficaz para a ministração dos conteúdos gramaticais.
Abstract: The objective of this work is to present activities that make Portuguese Language classes more attractive and interesting, motivating students to learn the rules of the standard norm of their native language. It also aims to highlight the importance of learning the standard language as a means of social advancement and improvement in professional and personal quality of life. This research was conducted through the application of educational games to teach basic Portuguese language rules to teenagers and young adults at an NGO, resulting in an effective approach to teaching grammatical content.
Assunto: Língua portuguesa - Gramática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/84268
Data do documento: 27-Set-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Gramática e Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alenir.pdf882.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons