Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/84269
Type: Dissertação
Title: A terceira margem da Pampulha: explorando a interdisciplinaridade da leitura e escrita no seu complexo cultural com alunos do 6º ano
Other Titles: The Third Bank of Pampulha: Exploring the Interdisciplinarity of Reading and Writing in Its Cultural Complex with 6th Grade Students
Authors: Marilu Ribeiro Pimenta
First Advisor: Luiza Santana Chaves
First Referee: Elzimar Goettenauer de Marins Costa
Second Referee: Hércules Tolêdo Corrêa
Abstract: O projeto de ensino que originou esta pesquisa foi desenvolvido com os alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Madre Carmelita, em Belo Horizonte. Seu objetivo principal foi promover uma abordagem interdisciplinar no ensino de Língua Portuguesa, articulando leitura e escrita com outras áreas do conhecimento, ao mesmo tempo em que fomentava a conscientização ambiental e patrimonial sobre o Complexo da Pampulha. A escolha do tema buscou aproximar o conteúdo escolar da realidade dos estudantes, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao promover conhecimentos integrados. A pesquisa adotou metodologia qualitativa, baseada na análise de produções dos alunos e na observação das atividades do projeto. As práticas pedagógicas abrangeram a leitura do livro Um dia, um rio, de Léo Cunha, debates em sala, pesquisas sobre o Complexo da Pampulha e depoimentos dos professores envolvidos. Essas ações visaram estimular a participação ativa dos alunos e promover uma compreensão crítica e integrada do conhecimento. A proposta partiu do princípio de que o ensino de Língua Portuguesa, articulado a outras disciplinas, permite ao estudante compreender a linguagem em suas múltiplas formas de uso, conectadas ao cotidiano e ao contexto sociocultural em que está inserido.A articulação entre os componentes curriculares ocorreu por meio da linguagem, fundamentando-se nos gêneros do discurso (Bakhtin, 2016), nos letramentos sociais (Street, 2014), nos multiletramentos (Kalantzis, Cope e Pinheiro, 2020; Rojo, 2009; Soares, 2018) e na leitura de imagens (Santaella, 2012). Destacam-se ainda as contribuições de Kleiman e Moraes (1999), que tratam da leitura e da interdisciplinaridade como práticas que conectam diferentes saberes escolares. Inspirado na proposta de Freire (1989), o projeto incentivou os alunos a realizarem uma leitura crítica do mundo, compreendendo o contexto em que vivem. Por meio dos multiletramentos, articulando linguagens orais, escritas e visuais, buscou-se formar sujeitos sensíveis, críticos e engajados socialmente, capazes de atuar como agentes de transformação em suas comunidades.
Abstract: The teaching project that gave rise to this research was developed with 6th-grade students from the second cycle of Elementary School at Escola Estadual Madre Carmelita, in Belo Horizonte. Its main objective was to promote an interdisciplinary approach to the teaching of Portuguese Language by integrating reading and writing with other areas of knowledge, while also fostering environmental and cultural awareness regarding the Pampulha Complex. The choice of theme aimed to connect school content to the students' real-life context, aligning with the guidelines of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) by promoting integrated knowledge. The research adopted a qualitative methodology, based on the analysis of students’ oral and written productions, as well as observation of the project’s activities. Pedagogical practices included the reading of Um dia, um rio by Léo Cunha, classroom debates, research on the Pampulha Complex, and testimonials from the teachers involved in the interdisciplinary proposal. These actions sought to stimulate students' active participation and foster a critical and integrated understanding of knowledge. The project was grounded in the belief that teaching Portuguese Language in connection with other disciplines enables students to understand language in its multiple uses, closely related to their daily lives and sociocultural contexts. The curricular integration was structured through language, drawing on discourse genres (Bakhtin, 2016), social literacies (Street, 2014), multiliteracies (Kalantzis, Cope & Pinheiro, 2020; Rojo, 2009; Soares, 2018), and image reading (Santaella, 2012). The work of Kleiman and Moraes (1999) also stands out, addressing reading and interdisciplinarity as practices that interweave diverse school knowledge. Inspired by Freire’s (1989) proposal, the project encouraged students to develop a critical reading of the world, understanding the context in which they live. Through multiliteracies—combining oral, written, and visual languages—the aim was to help form sensitive, critical, and socially engaged individuals, capable of acting as agents of transformation within their communities.
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Produção de Textos
Letramento
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/84269
Issue Date: 24-Mar-2025
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