Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/84271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Jezulino Lúcio Mendes Bragapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4186969243487429pt_BR
dc.contributor.referee1Santer Alvares de Matospt_BR
dc.contributor.referee2Marina Assis Fonsecapt_BR
dc.creatorLuciene da Silva Reis de Araújopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4762038342778609pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-11T14:35:27Z-
dc.date.available2025-08-11T14:35:27Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/84271-
dc.description.abstractTraveling museums play a fundamental role in promoting and encouraging scientific vocations, especially among children and young people, helping to awaken curiosity and interest in science. One of the goals of these museums is to decentralize scientific dissemination, since they bring science, technology and innovation to places that often lack access to scientific training, expanding the scope, visibility and access to scientific knowledge. This initiative helps to stimulate the development of scientific and logical thinking, encouraging curiosity in people, scientific production, promoting the popularization of science and the dissemination of knowledge to society, especially to children and young people. Thus, this work aims to develop educational material for use by teachers before and after visits, presenting the potential of the exhibition rooms of the Museu Itinerante Ponto UFMG, and proposing educational activities for use in the classroom. In addition, we sought to record the history and activities of the Museu Itinerante Ponto UFMG and investigate what information and materials, and in what format and support, elementary school teachers would like to be made available to prepare for the visit and to work with the class after the visit to the museum. To this end, the methodological approaches undertaken were bibliographic research, documentary analysis and a guided tour of the Museu Itinerante Ponto UFMG to produce data related to the themes addressed in each room, seek inspiration for the creation of the resource and improve the research data. The analysis of the documents revealed that the teachers, most of whom were from elementary school years, suggested that the museum make available text about the rooms, videos and educational materials for them to work with the class after the visit. Therefore, an Almanac was prepared that, in addition to presenting the content of the museum rooms, suggests activities to be worked on with the students.pt_BR
dc.description.resumoOs museus itinerantes têm importância fundamental na divulgação e no estímulo às vocações científicas, principalmente junto ao público infanto-juvenil, auxiliando a despertar a curiosidade e interesse pela ciência. Um dos objetivos desses museus é descentralizar a divulgação científica tendo em vista que levam ciência, tecnologia e inovação a locais muitas vezes carentes de acesso a formação científica, ampliando a abrangência, visibilidade e acesso aos conhecimentos científicos. Essa iniciativa contribui para estimular o desenvolvimento do pensar de forma científica e lógica, incentivando o olhar curioso nas pessoas, a produção científica, promovendo a popularização da ciência e a disseminação de conhecimento para a sociedade, especialmente para crianças e jovens. Assim, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um material educativo para uso dos docentes no pré e pós-visita, apresentando as potencialidades das salas expositivas do Museu Itinerante Ponto UFMG, e propondo atividades educativas para uso em sala de aula. Além disso, buscou-se registrar a história e as ações do Museu Itinerante Ponto UFMG e investigar que informações e materiais, e em qual formato e suporte, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental gostariam que fosse disponibilizado para se prepararem para a visita e trabalhar com a turma após a visita ao Museu. Para isso, as abordagens metodológicas empreendidas foram a pesquisa bibliográfica, as análises documentais e uma visita guiada ao Museu Itinerante Ponto UFMG a fim de produzir dados referentes aos temas abordados em cada sala, buscar inspiração para confecção do recurso e aprimorar os dados da pesquisa. A análise dos documentos revelou que os docentes, a maioria dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sugeriram que o Museu disponibilizasse texto sobre as salas, vídeos e materiais educativos para que eles trabalhassem com a turma após a visita. Sendo assim, foi elaborado um Almanaque que além de apresentar o conteúdo das salas do Museu, sugere atividades para serem trabalhadas com os estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMuseus itinerantespt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subject.otherMuseus e escolaspt_BR
dc.subject.otherDivulgação científicapt_BR
dc.subject.otherMuseus - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleMuseu Itinerante Ponto UFMG: potencial educativo para divulgação científica nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons