Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/84271
Tipo: Dissertação
Título: Museu Itinerante Ponto UFMG: potencial educativo para divulgação científica nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Luciene da Silva Reis de Araújo
primer Tutor: Jezulino Lúcio Mendes Braga
primer miembro del tribunal : Santer Alvares de Matos
Segundo miembro del tribunal: Marina Assis Fonseca
Resumen: Os museus itinerantes têm importância fundamental na divulgação e no estímulo às vocações científicas, principalmente junto ao público infanto-juvenil, auxiliando a despertar a curiosidade e interesse pela ciência. Um dos objetivos desses museus é descentralizar a divulgação científica tendo em vista que levam ciência, tecnologia e inovação a locais muitas vezes carentes de acesso a formação científica, ampliando a abrangência, visibilidade e acesso aos conhecimentos científicos. Essa iniciativa contribui para estimular o desenvolvimento do pensar de forma científica e lógica, incentivando o olhar curioso nas pessoas, a produção científica, promovendo a popularização da ciência e a disseminação de conhecimento para a sociedade, especialmente para crianças e jovens. Assim, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um material educativo para uso dos docentes no pré e pós-visita, apresentando as potencialidades das salas expositivas do Museu Itinerante Ponto UFMG, e propondo atividades educativas para uso em sala de aula. Além disso, buscou-se registrar a história e as ações do Museu Itinerante Ponto UFMG e investigar que informações e materiais, e em qual formato e suporte, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental gostariam que fosse disponibilizado para se prepararem para a visita e trabalhar com a turma após a visita ao Museu. Para isso, as abordagens metodológicas empreendidas foram a pesquisa bibliográfica, as análises documentais e uma visita guiada ao Museu Itinerante Ponto UFMG a fim de produzir dados referentes aos temas abordados em cada sala, buscar inspiração para confecção do recurso e aprimorar os dados da pesquisa. A análise dos documentos revelou que os docentes, a maioria dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sugeriram que o Museu disponibilizasse texto sobre as salas, vídeos e materiais educativos para que eles trabalhassem com a turma após a visita. Sendo assim, foi elaborado um Almanaque que além de apresentar o conteúdo das salas do Museu, sugere atividades para serem trabalhadas com os estudantes.
Abstract: Traveling museums play a fundamental role in promoting and encouraging scientific vocations, especially among children and young people, helping to awaken curiosity and interest in science. One of the goals of these museums is to decentralize scientific dissemination, since they bring science, technology and innovation to places that often lack access to scientific training, expanding the scope, visibility and access to scientific knowledge. This initiative helps to stimulate the development of scientific and logical thinking, encouraging curiosity in people, scientific production, promoting the popularization of science and the dissemination of knowledge to society, especially to children and young people. Thus, this work aims to develop educational material for use by teachers before and after visits, presenting the potential of the exhibition rooms of the Museu Itinerante Ponto UFMG, and proposing educational activities for use in the classroom. In addition, we sought to record the history and activities of the Museu Itinerante Ponto UFMG and investigate what information and materials, and in what format and support, elementary school teachers would like to be made available to prepare for the visit and to work with the class after the visit to the museum. To this end, the methodological approaches undertaken were bibliographic research, documentary analysis and a guided tour of the Museu Itinerante Ponto UFMG to produce data related to the themes addressed in each room, seek inspiration for the creation of the resource and improve the research data. The analysis of the documents revealed that the teachers, most of whom were from elementary school years, suggested that the museum make available text about the rooms, videos and educational materials for them to work with the class after the visit. Therefore, an Almanac was prepared that, in addition to presenting the content of the museum rooms, suggests activities to be worked on with the students.
Asunto: Museus e escolas
Divulgação científica
Museus - Aspectos educacionais
Ciência - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/84271
Fecha del documento: 8-may-2025
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons