Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/84272
Type: Dissertação
Title: As contribuições da memória para o letramento racial crítico
Authors: Lucele Maria Quadros
First Advisor: Henrique Rodrigues Leroy
First Referee: Seu João Xavier
Second Referee: Henrique Rodrigues Leroy
Abstract: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa aplicada, onde um projeto antirracista foi desenvolvido em sala de aula com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Melquíades Batista de Miranda, localizada no distrito de São José dos Salgados, pertencente ao município de Carmo do Cajuru, Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo promover a consciência da diversidade linguística do português brasileiro e desenvolver o letramento racial crítico dos alunos, por meio do resgate das memórias locais. Fundamentada nos estudos de Aparecida de Jesus Ferreira (2022), Catherine Walsh (2009, 2013), Eclea Bosi (2003) e Rogério Haesbaert (2007), a investigação abordou a linguagem como prática social atravessada por relações de poder, identidade e raça. Considerando o contexto local, marcado pela influência de populações negras e indígenas, a proposta buscou valorizar as histórias, práticas culturais e modos de falar da comunidade. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas, análise de narrativas orais, registros históricos e atividades pedagógicas colaborativas. A análise dos dados evidenciou que o contato com as narrativas locais ampliou a consciência crítica dos estudantes sobre a relação entre língua, identidade, território e poder, além de desconstruir estereótipos linguísticos e fortalecer o sentimento de pertencimento. A pesquisa reafirma a importância da valorização das memórias locais como estratégia para o fortalecimento do letramento racial crítico e a promoção de uma educação inclusiva, democrática e socialmente comprometida.
Abstract: This work is the result of an applied research project. An antiracist project was developed in the classroom with an 8th-grade class of Elementary School II at Escola Estadual Melquíades Batista de Miranda, located in the district of São José dos Salgados, belonging to the municipality of Carmo do Cajuru, Minas Gerais, Brazil. The research aimed to promote awareness of the linguistic diversity of Brazilian Portuguese and to develop students' critical racial literacy through the recovery of local memories. The investigation was based on the studies of Aparecida de Jesus Ferreira (2022), Catherine Walsh (2009, 2013), Eclea Bosi (2003), and Rogério Haesbaert (2007), approaching language as a social practice crossed by relations of power, identity, and race. Considering the local context, marked by the influence of Black and Indigenous populations, the proposal sought to value the community’s histories, cultural practices, and linguistic varieties. The adopted methodology was action research, with data collection carried out through interviews, analysis of oral narratives, historical records, and collaborative pedagogical activities. Data analysis showed that contact with local narratives expanded students' critical awareness regarding the relationship between language, identity, territory, and power, contributing to the deconstruction of linguistic stereotypes and strengthening their sense of belonging. The research reaffirms the importance of valuing local memories as a strategy to strengthen critical racial literacy and to promote an inclusive, democratic, and socially committed education.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Letramento
Linguagem e cultura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/84272
Issue Date: 25-Mar-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS CONTRIBUIÇÕES DA MEMÓRIA PARA O LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO (1).pdf9.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.