Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/84275
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vanessa Regina Eleutério Mirandapt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes//lattes.cnpq.br/8162570450139070pt_BR
dc.contributor.referee1Cláudia Elizabete dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Carmem Lúcia Eitererpt_BR
dc.creatorGeize Luene da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9012827149334630pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-11T14:51:34Z-
dc.date.available2025-08-11T14:51:34Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/84275-
dc.description.abstractLaw 10,639/2003 completed twenty-one years of its implementation in 2024, being a milestone in the Teaching of History and the contribution of black people to the cultural formation of Brazil. This research aims to understand how Law 10.639/2003 has been implemented in schools, based on the analysis of experience reports of RME/BH teachers, UFMG graduates, at the beginning of their careers. The subjects of our research are teachers at the beginning of their careers, graduating from the Pedagogy course, after the creation of Law 10,639/2003. We will seek to investigate and understand whether anti-racist education practices exist and how they are carried out in the early years of elementary school, carried out by beginning teachers, graduates of the Pedagogy course. This qualitative study used semi-structured interviews as a data collection instrument. Data analysis took place from the perspective of Content Analysis. It is hoped that this work will contribute to expanding the discussion on Ethnic-Racial Relations and so that teachers in the early years of elementary school contemplate, in the school environment, the diversity that exists in society.pt_BR
dc.description.resumoA Lei 10.639/2003 completou em 2024 vinte e um anos de sua implementação, sendo essa um marco no Ensino da História e da contribuição do povo negro para a formação cultural do Brasil. Essa pesquisa tem por objetivo entender como a Lei 10.639/2003 vem sendo implementada nas escolas, a partir da análise dos relatos de experiência de docentes da RME/BH, por egressas da UFMG em início de carreira. Os sujeitos de nossa pesquisa são professoras em início de carreira, egressas do curso de Pedagogia, após a criação da Lei 10.639/2003. Buscaremos investigar e compreender se existem e como são realizadas práticas de Educação Antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental, realizadas por professoras iniciantes, egressas do curso de Pedagogia. Esse estudo de natureza qualitativa teve como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. A análise de dados se deu na perspectiva da Análise do Conteúdo. Espera-se que esse trabalho contribua para a ampliação da discussão das Relações Étnico-Raciais e para que os professores dos anos iniciais do ensino fundamental contemplem, no ambiente escolar, a diversidade existente na sociedade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionais Antirracistaspt_BR
dc.subjectFormação Antirracista de Professorespt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - Políticas públicaspt_BR
dc.titleEducação antirracista: uma discussão sobre os relatos de experiência de egressas da UFMGpt_BR
dc.title.alternativeAnti-racist Education: a discussion on the experience reports of UFMG graduatespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA uma discussão sobre os relatos de experiência de egressas da UFMG.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.