Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/84309
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gilbert Daniel da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9600842287741408 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sebastião Brandão Miguel | pt_BR |
dc.creator | Lucimar Aparecida Rocha Lizardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-11T16:19:33Z | - |
dc.date.available | 2025-08-11T16:19:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/84309 | - |
dc.description.abstract | This research aims to develop an interdisciplinary project proposal between Art, Environment, and Cartography, proposing to create a teaching-learning methodology in Art to serve elementary school students in the early years (ages 6 to 12) who do not read, have difficulty writing, and do not understand the relationship between art and other languages and disciplines. Initially, the classes surveyed are three 3rd grade classes. This research begins by introducing the author's school environment, used as an example. Chapter 2 addresses the following topics: bibliographic and documentary research; the Triangular Approach and interdisciplinarity; Participant Observation; relationships between the Triangular Approach and Participant Observation. Next, some concepts related to the project are elaborated, in addition to contextualization on interdisciplinarity between Art and Environmental Education, and between Art and Cartography. The main authors of reference are Ana Mae Barbosa (1998, 2010), who makes important contributions to art education through the Triangular Approach and the importance of raising students' awareness of environmental education, respectively; Rosângela Doin de Almeida (2014), who discusses the importance of cartographic teaching in schools; and Roberto Cardoso de Oliveira (1996), who discusses Participant Observation. This research aims to build strategies that consolidate critical and reflective thinking and prove how the interdisciplinary project can be used as a methodology in the teaching-learning process in Art. At the time of this research, partial data is concentrated, since the project is still under development. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma proposição de projeto interdisciplinar entre Arte, Meio Ambiente e Cartografia, propondo criar uma metodologia de ensino-aprendizagem em Arte, para atender os alunos do Ensino Fundamental dos anos iniciais (faixa etária entre 06 a 12 anos) que não leem e têm dificuldade na escrita e que não compreendem a relação da arte com as outras linguagens e disciplinas. A princípio, as turmas pesquisadas são três turmas de 3.º ano. Esta pesquisa se inicia introduzindo o ambiente escolar da autora, usado como exemplo. No capítulo 2, são tratados os assuntos: pesquisa bibliográfica e documental; Abordagem Triangular e a interdisciplinaridade; Observação Participante; relações entre a Abordagem Triangular e a Observação Participante. Em seguida, é feita a elaboração de alguns conceitos referentes ao projeto, além de contextualização sobre a interdisciplinaridade entre Arte e Educação Ambiental, e entre Arte e Cartografia. Os principais autores de referência são Ana Mae Barbosa (1998, 2010), que traz importantes contribuições para o ensino da arte através da Abordagem Triangular e a importância de conscientizar os alunos sobre a educação ambiental, respectivamente; Rosângela Doin de Almeida (2014), que trata da importância do ensino cartográfico na escola; e Roberto Cardoso de Oliveira (1996), que discorre sobre a Observação Participante. Pretende-se nesta pesquisa construir estratégias que consolidem pensamentos críticos e reflexivos e que comprovem como o projeto interdisciplinar pode ser usado como metodologia no processo de ensino-aprendizagem em Arte. Na ocasião desta pesquisa, concentra-se dados parciais, visto que o projeto ainda se encontra em desenvolvimento. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem em arte | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Meio ambiente (Arte) | pt_BR |
dc.subject.other | Cartografia | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e educação | pt_BR |
dc.title | Projeto interdisciplinar - arte, meio ambiente e cartografia: proposição para os alunos do ensino fundamental - anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO _LucimarLizardo (1).pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License