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dc.contributor.advisor1Daisy Moreira Cunhapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4473364474459994pt_BR
dc.contributor.referee1Angélica Oliveira Adversept_BR
dc.contributor.referee2Lucas da Rosapt_BR
dc.contributor.referee3Silvania Souza do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee4Valéria Oliveira Santospt_BR
dc.creatorJuliana Barbosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1709483639024332pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-13T15:26:50Z-
dc.date.available2025-08-13T15:26:50Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/84353-
dc.description.abstractTailoring is an artisanal craft that has stood the test of time, despite the many challenges it has faced over the years. These challenges include the emergence and expansion of the clothing industry, which has transformed consumer habits and the way people dress, profoundly impacting the dynamics of the sector. Given this scenario, this research seeks to explore the temporalities and dynamics of work in the tailoring universe, as well as identifying promising paths for its preservation and renewal. The research addresses issues such as the relationship among time and the discipline of work in the capitalist system, as well as the difficulty of recognising the importance of this craft in the Brazilian context, a problem rooted in a culture of devaluing manual labour. The nuances between artisanal and industrial production processes are also discussed, highlighting the possibilities for coexistence and adaptation. Processes that, fortunately, are at odds with developments in the educational sphere, driven by new teaching technologies and the dissemination of knowledge through audiovisual media. These tools have been fundamental in revitalising the craft, thanks to the contribution of young tailors who are redefining and keeping alive a practice that was once thought to be on the verge of extinction. The research methodology is based on the ergological approach to understanding the tailor's work activity and its uses of oneself, combining bibliographic, qualitative and documentary methods, as well as resorting to centuries-old books that document techniques and tools still used in contemporary tailoring. The research includes semi-structured interviews with tailors from Brazil and other countries, as well as participant observation of one of the interviewed tailors. The video lesson is analysed as a relevant pedagogical artefact, capable of recording and disseminating the tailors' vast heritage of knowledge. Although these records are limited and cannot replace the richness of human relationships and dialogue between masters and apprentices, they represent one of the most concrete possibilities for preserving and transmitting this knowledge. Thus, as the research points out, this incorporation of video lessons into educational processes, a characteristic of our time, is one of the most effective initiatives in promoting and disseminating tailors' knowledge, capable of offering a future perspective for maintaining the centuries-old craft of tailoring.pt_BR
dc.description.resumoA alfaiataria é um ofício artesanal que tem resistido ao tempo, apesar dos inúmeros desafios enfrentados ao longo dos anos. Entre esses desafios, destacam-se o surgimento e a expansão da indústria do vestuário, que transformou os hábitos de consumo e a forma de se vestir, impactando profundamente a dinâmica do setor. Diante desse cenário, esta investigação busca explorar as temporalidades e as dinâmicas de trabalho no universo da alfaiataria, além de identificar caminhos promissores para sua preservação e renovação. A pesquisa aborda questões como a relação entre o tempo e a disciplina do trabalho no sistema capitalista, bem como a dificuldade de reconhecimento da importância desse ofício no contexto brasileiro, um problema enraizado em uma cultura de desvalorização dos trabalhos manuais. Também são discutidas as nuances entre os processos de produção artesanal e industrial, destacando as possibilidades de coexistência e adaptação. Processos que, felizmente, contrastam com as evoluções no âmbito educacional, impulsionadas pelas novas tecnologias de ensino e pela difusão do conhecimento por meio de mídias audiovisuais. Essas ferramentas têm sido fundamentais para a revitalização do ofício, graças à contribuição de jovens alfaiates que estão redefinindo e mantendo viva uma prática outrora anunciada como em vias de extinção. A metodologia da pesquisa baseia-se na abordagem ergológica para compreender a atividade do trabalho do alfaiate e seus usos de si, combinando métodos bibliográficos, qualitativos e documentais, além de recorrer a livros seculares que documentam técnicas e instrumentos ainda utilizados nas alfaiatarias contemporâneas. A investigação também inclui entrevistas semiestruturadas com alfaiates do Brasil e do exterior, além da observação participante junto a um dos alfaiates entrevistados. A videoaula é analisada como um artefato pedagógico relevante, capaz de registrar e difundir o vasto patrimônio de saberes dos alfaiates. Dessa forma, como a pesquisa aponta, a incorporação da videoaula aos processos educacionais, característica do nosso tempo, constitui-se como uma das iniciativas mais efetivas na promoção e difusão dos saberes dos alfaiates, capaz de oferecer uma perspectiva de futuro para a manutenção do ofício secular da alfaiataria.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfaiatariapt_BR
dc.subjectAbordagem ergológica do ofíciopt_BR
dc.subjectSaberes e usos de sipt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectVideoaulapt_BR
dc.subject.otherAlfaiatariapt_BR
dc.subject.otherTrabalhadores da indústria de vestuáriopt_BR
dc.subject.otherAlfaiates - Formação profissionalpt_BR
dc.titleNos tempos do alfaiate: Guarnecendo os contornos da aprendizagem, atividade e usos de si de um ofício secularpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3649-7437pt_BR
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