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http://hdl.handle.net/1843/84387
Tipo: | Dissertação |
Título: | A relação entre a força de trabalho dos estagiários das engenharias com o campo de estágio: possíveis contradições |
Título(s) alternativo(s): | The relationship between the workforce of engineering interns and the internship field: possible contradictions |
Autor(es): | Gleicy Guelly Barbara Lopes de Oliveira |
primer Tutor: | Geraldo Márcio Alves dos Santos |
primer miembro del tribunal : | Tiago Antônio da Silva Jorge |
Segundo miembro del tribunal: | Mislene Aparecida Gonçalves Rosa |
Resumen: | Este estudo objetiva analisar como se dão relações entre os estudantes matriculados nos cursos de graduação em engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG com seus campos de estágio para compreender como é feito o acompanhamento dos estagiários por parte da instituição de ensino e do campo de estágio, identificar o grau de complexidade das tarefas delegadas aos estagiários e verificar se existe precarização da força de trabalho dos estagiários. Fundamentada em um levantamento bibliográfico, aplicação de questionário e em entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos, professores e funcionários de empresas que contratam estagiários das engenharias, a pesquisa é caracterizada como um estudo de caso de enfoque exploratório- descritivo, sendo aplicada com os discentes dos cursos de graduação em engenharia da UFMG que declararam já ter estagiado ou estar estagiando no período da coleta de dados; com os docentes da mesma instituição, que orientam estagiários; e com funcionários de empresas de pequeno e médio porte localizadas na cidade de Belo Horizonte e região metropolitana, que atuam nas áreas das engenharias e supervisionam estagiários. Os dados coletados foram analisados qualitativamente de forma interpretativa. Buscou-se verificar com o estudo possíveis distorções ocorridas no estágio que possam incidir em precarização do trabalho dos estagiários das engenharias e observar se a atividade de estágio, em contrapartida ao aprendizado prático adquirido no campo de estágio, pode interferir negativamente no rendimento acadêmico dos estudantes, levando-se conta que muitas vezes as organizações delegam uma intensa e complexa carga de atribuições aos estagiários, divergindo do previsto no plano de atividades. Além disso, será verificado como se dá a forma de orientação e supervisão dos estagiários e se a legislação de estágio vigente é suficiente para coibir distorções e impedir que os campos de estágio precarizem a força de trabalho dos estagiários. |
Abstract: | This study aims to analyze the relationships between students enrolled in undergraduate engineering courses at the Federal University of Minas Gerais - UFMG and their internship sites in order to understand how the interns are monitored by the educational institution and the internship site, identify the degree of complexity of the tasks delegated to the interns and verify whether there is precariousness in the interns' workforce. Based on a bibliographical survey, application of a questionnaire and semi-structured interviews conducted with students, professors and employees of companies that hire engineering interns, the research is characterized as a case study with an exploratory-descriptive approach being applied to students of undergraduate engineering courses at UFMG who declared having already interned or being interning during the data collection period, with professors from the same institution who supervise interns and with employees of small and medium-sized companies located in the city of Belo Horizonte and metropolitan region, who work in the engineering areas and supervise interns. The collected data were analyzed qualitatively in an interpretative way. The study sought to verify possible distortions that occurred during the internship that could lead to precarious work for engineering interns and to observe whether the internship activity, in exchange for the practical learning acquired in the internship field, could negatively affect the academic performance of students, taking into account that organizations often delegate an intense and complex workload to interns, which differs from what is foreseen in the activity plan. In addition, it will be verified how the interns are supervised and provided for and whether the current internship legislation is sufficient to curb distortions and prevent internship fields from making the interns' workforce precarious. |
Asunto: | Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Engenharia Estudantes de engenharia - Estághios supervisionados Engenheiros - Ensino profissional Brasil - [Lei n. 788, de 25 de setembro de 2008] - Avaliação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/84387 |
Fecha del documento: | 2-jun-2025 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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