Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/84423
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Nathália Lopes Machado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2305529660102009 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nathália Lopes Machado | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Camila Amorim Campos | pt_BR |
dc.creator | Maria José Ribeiro Araújo | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0349237443051443 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-19T15:29:32Z | - |
dc.date.available | 2025-08-19T15:29:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/84423 | - |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the role that medical reports play in pedagogical practice, questioning how their use impacts teaching performance and contributes to processes of pathologization within the school context. It is based on the observation that, although medical reports are essential for ensuring access to rights, their use as the main reference for defining interventions has often emptied pedagogical knowledge and reinforced medicalizing logics. The guiding question was: what role do medical reports play in pedagogical practice, and how does their use impact teaching performance, contributing to processes of pathologization in the school context? The methodological approach is qualitative, exploratory, and descriptive, based on bibliographic research, document analysis, and the application of questionnaires to seven teachers from the municipal education network of Itabirito (MG). The results indicate that the centrality attributed to diagnosis does not necessarily favor inclusion, often functioning as a bureaucratic instrument that validates institutional demands but contributes little to guiding effective practices. The need to reposition teachers in this process is evident, prioritizing pedagogical knowledge and shifting the focus away from medical language as the central axis of practice. It is concluded that it is urgent to break with pathologizing logics and strengthen practices that recognize the uniqueness of students, valuing listening, observation, and the collective construction of knowledge as the foundations of inclusion. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo analisar o lugar que o laudo médico ocupa na prática pedagógica, problematizando como sua utilização impacta a atuação docente e contribui para processos de patologização no contexto escolar. Parte da constatação de que, embora os laudos sejam fundamentais para garantir acesso a direitos, sua utilização como principal referência para definir intervenções tem esvaziado o saber pedagógico e reforçado lógicas medicalizantes. A questão norteadora foi: qual o lugar que o laudo médico ocupa na prática pedagógica e como sua utilização impacta a atuação docente, contribuindo para processos de patologização no contexto escolar? A abordagem metodológica é qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, fundamentada em pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de questionário com sete professores da rede municipal de Itabirito (MG). Os resultados indicam que a centralidade atribuída ao diagnóstico não necessariamente favorece a inclusão, funcionando, muitas vezes, como instrumento burocrático que valida demandas institucionais, mas pouco contribui para orientar práticas efetivas. Evidencia-se a necessidade de ressignificar o papel do professor nesse processo, priorizando o saber pedagógico e deslocando o foco da linguagem médica como eixo central da prática. Conclui-se que é urgente romper com lógicas patologizantes e fortalecer práticas que reconheçam a singularidade dos estudantes, valorizando a escuta, a observação e a construção coletiva do conhecimento como fundamentos da inclusão. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Laudo médico | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Patologização da infância | pt_BR |
dc.subject | Medicalização da educação. | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Doenças - Diagnóstico | pt_BR |
dc.title | Entre o diagnóstico e a banalização: a função do laudo médico para a atuação docente e a patologização no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Entre o diagnóstico e a banalização (a função do laudo médico para a atuação docente e a patologização no contexto escolar).pdf | 850.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.