Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/84442
Type: Dissertação
Title: A educação museal como perspectiva da construção de uma biografia do objeto: o painel de Oscar Niemeyer
Other Titles: Museum education as a perspective for constructing an object's biography: Oscar Niemeyer's panel
Authors: Daniela Tameirão dos Santos Mota
First Advisor: Letícia Julião
First Co-advisor: Ronaldo André Rodrigues da Silva
First Referee: Verônica Segantini
Second Referee: Anna Paula Canez
Abstract: Esta dissertação propõe pesquisar e divulgar um painel localizado na Casa do Baile, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Ele foi feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer e doado, em 2003, à Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, parte integrante do Conjunto Moderno da Pampulha – patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O painel está em fase de acelerado desaparecimento e registra que “Pampulha foi o início de Brasília...”. Niemeyer também afirmava que Pampulha foi o início de sua trajetória profissional. O painel apresenta croquis de duas grandes obras de seu autor, Pampulha e Brasília, e para além, nele o arquiteto deixa duas manifestações político-ideológicas. A investigação analisa a biografia intelectual de Oscar Niemeyer; a sua primeira obra autoral, o conjunto da Pampulha, nos anos de 1940 e a confecção do painel, nos anos 2000. E por fim, uma análise da trajetória de vida do painel e o significado de sua iconografia foram examinados destacando a possibilidade de ser desejo de Oscar Niemeyer inscrevê-lo na Pampulha, sua primeira obra de grande vulto. Conceitos relacionados à musealização, memória, biografia das coisas, educação museal e dádiva foram analisados e ajudaram a compreender o objeto da pesquisa. O resultado da investigação culminou na escrita de um roteiro que será publicizado, por meio da produção de um podcast.
Abstract: This dissertation aims to research and disseminate a panel located at Ballroom (Casa do Baile), in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. It was designed by architect Oscar Niemeyer and donated in 2003 to Casa do Baile – a Reference Center for Architecture, Urbanism and Design, an integral part of the Pampulha Modern Complex – a World Heritage Site by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). The panel is rapidly disappearing and states that “Pampulha was the beginning of Brasília...”. Niemeyer also stated that Pampulha was the beginning of his professional career. The panel presents sketches of two of its great works, Pampulha and Brasília, and in addition, the architect leaves two political-ideological statements on it. The research analyzes Oscar Niemeyer's intellectual biography; his first authorial work, the Pampulha complex, in the 1940s and the creation of the panel, in the 2000s. Finally, an analysis of the life trajectory of the panel and the meaning of its iconography were examined, highlighting the possibility that it was Oscar Niemeyer's wish to inscribe it in Pampulha, his first major work. Concepts related to musealization, memory, biographies of things, museum education, and gifting were examined and contributed to the understanding of the research subject. The result of the investigation culminated in the writing of a script that will be publicized, through the production of a podcast.
Subject: Niemeyer, Oscar, 1907-2012 - Crítica e interpretação
Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte - Museu de Arte da Pampulha - Casa do Baile
Museus - Aspectos educacionais
Museus
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/84442
Issue Date: 26-May-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons