Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/84473
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Guilherme Carvalho Franco da Silveira | pt_BR |
dc.creator | Júlia Ruiz Gomes Ferreira | pt_BR |
dc.creator | Maria Luiza Zeferino | pt_BR |
dc.creator | Sofia Rodrigues Guedes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-20T21:41:35Z | - |
dc.date.available | 2025-08-20T21:41:35Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.citation.issue | 9 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 21 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.29327/9786527215493.1067902 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9786527215493 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/84473 | - |
dc.description.resumo | O recente movimento de proibição de celulares em escolas, nos cenários nacional e internacional, reacendeu o debate sobre o lugar do digital (LIVINGSTONE, 2024) na educação. Nesse contexto, para além da proibição, é urgente entender possibilidades de enfrentar os desafios do uso das tecnologias digitais (ODGERS, 2024), investigando estratégias de mediação do uso e de letramento digital (funcional, crítico e criativo) (BUCKINGHAM, 2015). Este relato de experiência é fruto de projeto de pesquisa que tem como um dos objetivos investigar possibilidades de letramento digital de adolescentes nos anos finais do ensino fundamental. A metodologia de pesquisa envolve a pesquisa-ensino (PENTEADO; GARRIDO, 2010), em sala de aula, e a observação participante (MAGNANI, 2015) nos tempos de recreio de uma escola pública de tempo integral. Uma das hipóteses é a de que estratégias que se afastam tanto da proibição completa quanto da indiscriminada liberdade de uso e que se aproximam da perspectiva do letramento digital têm maior possibilidade de contribuição para a formação acadêmica e humana dos adolescentes. Neste texto, apresentamos reflexões sobre uma proposta de letramento digital desenvolvida com doze adolescentes de 12 a 14 anos, que envolveu: a experimentação de estratégias de checagem de notícias na internet e de postagens em redes sociais sobre as eleições municipais de 2024; a criação de selos de identificação dos diferentes tipos de fake news; a criação de um projeto de lei; a divulgação das ações em variados formatos, no interior e no entorno da escola (eventos no recreio, comunicação em outras turmas, cartazes nas salas de professores, consulta à comunidade) e em diferentes mídias (Instagram, rádio, TV, formulários on-line). Alguns adolescentes apresentaram dificuldades iniciais em estabelecer uma relação crítica com as informações sobre as eleições e estranharam certas práticas digitais (como a edição de texto em computadores). Entretanto, demonstraram interesse na aprendizagem de estratégias de checagem e começaram a construir habilidades que indicam a possibilidade de produção de um olhar mais cuidadoso para o consumo e o compartilhamento de informações e para o exercício crítico dos direitos civis, políticos e sociais (CARVALHO, 2004), na direção da educação para uma cidadania (digital) plena. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Eleições | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject.other | Notícias falsas | pt_BR |
dc.title | Letramento digital, adolescentes e eleições: relato de uma prática pedagógica em uma escola pública de ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.even3.com.br/anais/seminario-discente-sociologia-ppgs-ufmg/1067902-letramento-digital-adolescentes-e-eleicoes--relato-de-uma-pratica-pedagogica-em-uma-escola-publica-de-ensino-fu/ | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6907-2027 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Letramento digital, adolescentes e eleições_ relato de uma prática pedagógica em uma escola pública de ensino fundamental.pdf | 790.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.