Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/84480
Tipo: Tese
Título: Produção de conhecimentos em EJA: análise das contribuições do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da UFMG – 2º Segmento – Proef-2 – para o campo da Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Meiriele Cruz
Primeiro Orientador: Leôncio José Gomes Soares
Primeiro Coorientador: Geovania Lúcia dos Santos
Primeiro membro da banca : Sita Mara Lopes Sant'Anna
Segundo membro da banca: Andrea da Paixão Fernandes
Terceiro membro da banca: Geraldo Magela Pereira Leão
Quarto membro da banca: Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender as contribuições do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da UFMG – 2º Segmento – Proef-2 – para o campo da pesquisa e produção de conhecimentos relativos à Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, identificou e analisou a produção acadêmico-científica de professoras/es-monitoras/es egressas/os desse Projeto, no período de 1986 a 2016, que deram continuidade à formação acadêmica pesquisando a EJA em programas de pós-graduação stricto sensu. Analisou ainda 10 (dez) propostas pedagógicas e 24 (vinte e quatro) relatórios de atividades, os quais apontaram o desenvolvimento de pesquisas em EJA como um dos objetivos que justificaram a continuidade de funcionamento do Proef-2, dando destaque para aquelas realizadas em coautoria entre professoras/es-coordenadoras/es e professoras/es-monitoras/es. Sobre estes/as e para localização de suas produções acadêmicas, elaboramos um banco de dados com 544 (quinhentos e quarenta e quatro) nomes, dos quais 194 (cento e noventa e quatro) informaram em seus currículos lattes terem prosseguido o percurso acadêmico em cursos de pós-graduação stricto sensu. Destes, identificamos, a partir da consulta aos currículos lattes, 28 (vinte e oito) ex-professoras/es-monitores que continuaram seus percursos acadêmicos em cursos de pós-graduação stricto sensu e abordaram em suas pesquisas de mestrado e/ou de doutorado temáticas relacionadas à EJA. Nesse grupo, em relação aos títulos, identificamos 28 mestres, dos quais 9 (nove) são também doutores e dois doutorandos. Entre as/os egressas/os com título de doutor, 5 (cinco) abordaram em suas teses temáticas relacionadas à EJA. As 33 (trinta e três) produções acadêmicas (dissertações e teses) identificadas foram analisadas tendo como referência o conceito de especificidades da EJA e evidenciaram a diversidade como característica da modalidade e, por conseguinte, do campo científico a ela relativos apontando, como contribuições do Projeto, a vivência formativa em EJA, a história longeva e a organização administrativa e pedagógica própria. Esses resultados alcançados evidenciam que o Proef-2 se configurou também como uma instância formativa de pesquisadoras/es para/da EJA.
Abstract: This research aimed to understand the contributions of the Youth and Adult Elementary Education Project of UFMG – 2nd Segment – Proef-2 – to the field of research and production of knowledge related to Youth and Adult Education. To this end, it identified and analyzed the academic-scientific production of teachers/tutors who graduated from this Project, from 1986 to 2016, who continued their academic training by researching EJA in stricto sensu graduate programs. It also analyzed 10 (ten) pedagogical proposals and 24 (twenty-four) activity reports, which indicated the development of research in EJA as one of the objectives that justified the continued operation of Proef-2, highlighting those carried out in co-authorship between teachers/coordinators and teachers/tutors. We created a database with 544 (five hundred and forty-four) names regarding these individuals and to locate their academic productions, of which 194 (one hundred and ninety-four) reported in their Lattes CVs that they had continued their academic career in stricto sensu postgraduate courses. From these, we identified, based on the Lattes CVs, 28 (twenty-eight) former professors/tutors who continued their academic careers in stricto sensu postgraduate courses and addressed themes related to EJA in their master's and/or doctoral research. In this group, in relation to the titles, we identified 28 masters, of which 9 (nine) are also doctors and two are doctoral candidates. Among the graduates with doctoral degrees, 5 (five) addressed themes related to EJA in their theses. The 33 (thirty-three) academic productions (dissertations and theses) identified were analyzed with reference to the concept of specificities of EJA and demonstrated diversity as a characteristic of the modality and, consequently, of the scientific field related to it, pointing out, as contributions of the Project, the formative experience in EJA, its long history and its own administrative and pedagogical organization. These results achieved show that Proef-2 was also configured as a formative instance for researchers for/of EJA.
Assunto: Educaçaõ de Jovens e Adultos
Extensão universitária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/84480
Data do documento: 28-Abr-2025
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