Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/84487
Tipo: | Tese |
Título: | Estética da Reação: corpos femininos em Letrux, Juh Almeida e Natalia Borges Polesso |
Autor(es): | Fernanda Barboza de Carvalho Nery |
primer Tutor: | Sabrina Sedlmayer Pinto |
metadata.dc.contributor.advisor-co2: | Marcos Antônio Alexandre |
primer miembro del tribunal : | Adélia Aparecida da Silva Carvalho |
Segundo miembro del tribunal: | Liane Schneider |
Tercer miembro del tribunal: | Nancy Rita Ferreira Vieira |
Resumen: | Esta tese propõe a utilização do conceito da Estética da Reação, empregado para identificar as produções artísticas feitas por mulheres no contemporâneo brasileiro. A partir da perspectiva que considera o corpo feminino como matéria política por excelência, são examinadas diferentes plasticidades artísticas, que orbitam entre música, literatura, fotografia e cinema, destacadas tanto pela particularidade de como os corpos se apresentam quanto pelo seu ponto de convergência — a proeminência de sua existência. Acredita-se que os trabalhos das artistas referenciadas — concernentes aos álbuns Letrux em noite de climão, Letrux aos prantos e Letrux como mulher girafa, da cantora e escritora Letrux (2017b, 2020e, 2023d); às fotografias e ao curta o L é de lésbica, da diretora e fotógrafa Juh Almeida (2019a, 2019b, 2019c, 2019d, 2020a, 2024); e ao livro Amora, da escritora Natalia Borges Polesso (2015) — elaboram corpos femininos de maneira orgânica, consciente e visível. Tais obras estabelecem, como efeito colateral, um contraponto às construções artísticas estruturadas sob a égide hegemônica que, historicamente, perpetuaram a associação de imagens femininas à subalternidade. Partindo dessa premissa, identificam-se as estratégias poéticas que fomentam essa nova estética, propondo um diálogo estruturado entre: a multiplicidade de linguagens oferecidas pelas artistas na construção dos corpos femininos; o lugar que esses corpos ocupam na representação; o papel da memória no seio dos grupos que sofreram um esquecimento cultural ao longo do tempo; e a interseccionalidade. |
Abstract: | This thesis proposes the use of the concept Estética da Reação employed to identify artistic productions made by women in contemporary Brazil. Different artistic forms that orbit between music, literature, photography, and cinema are examined, considering the perspective of the female body as a political matter. They are highlighted for their particularities on how the bodies are presented: lesbians, black and white women, as well by their point of convergence: the prominence of their existence. It is believed that the work of the referenced artists elaborates on female bodies in an organic, conscious and visible way. This thesis analyses the albums Letrux em noite de climão, Letrux aos prantos and Letrux como mulher girafa by the singer and writer Letrux (2017b, 2020e, 2023d). The thesis also analyses the photographs and the short film o L é de lésbica of the photographer and director Juh Almeida (2019a, 2019b, 2019c, 2019d, 2020a, 2024) and the book Amora by the writer Natalia Borges Polesso (2015). As a side effect, these works establish a counterpoint to the artistic constructions structured under the hegemonic forms that historically perpetuated the association of female images with subalternity. Based on these considerations, the work proposes a structured dialogue between the multiplicity of languages the artists offer in constructing the female bodies to identify the poetic strategies that foster this new aesthetic. To construct this dialogue, the thesis considers the place of representation that these bodies occupy, the place of memory within groups that suffered cultural neglect throughout the time and the intersectionality. |
Asunto: | Letrux – Teses Juh Almeida – Teses Polesso, Natalia Borges, 1981- Feminismo e literatura Interseccionalidade (Sociologia) Corpo Literatura brasileira – História e crítica Estética |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/84487 |
Fecha del documento: | 11-jul-2025 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernanda Barboza de Carvalho Nery - Tese.pdf | 8.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.