Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/84502
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Fernando Ferreira Lobopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5261484949232779pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Leandro Cardosopt_BR
dc.contributor.referee1Ana Marcela Ardila Pintopt_BR
dc.contributor.referee2Daniela Antunes Lessapt_BR
dc.contributor.referee3Douglas Sathler dos Reispt_BR
dc.creatorCaetano de Barros Tepedinopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6892808911078218pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-21T20:35:58Z-
dc.date.available2025-08-21T20:35:58Z-
dc.date.issued2024-11-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/84502-
dc.description.abstractThis study focuses on urban accessibility, assessed through the time dimension of travel using the public transportation system. The objective is to evaluate accessibility to public leisure facilities in Belo Horizonte by means of bus-based public transportation, measured by the average travel time. To this end, based on a descriptive analysis, the research adopts a predominantly quantitative approach, employing spatial modeling to estimate the travel time matrix. The degree of socioeconomic inequality in accessibility within the city was calculated by grouping the analysis around leisure facilities provided and maintained by the municipal government. According to the BHMap database, these facilities are classified into three categories: Cultural Facilities, Sports and Leisure Facilities, and Environmental Facilities, the latter represented by Municipal Parks. Using geoprocessing tools, two accessibility indicators were defined: Minimum Access Time (TMI) and Accumulated Average Time (TMA). The Palma Ratio was also used as a measure of inequality in access, comparing the bottom 40% and the top 10% of the population. The results indicate significant disparities among the different leisure facility groupings, with cultural spaces standing out as those with the highest levels of inequality. The city’s peripheral regions show the lowest levels of accessibility. The research demonstrates that access to leisure, mediated by public transportation, is shaped by temporal and structural constraints that reinforce patterns of urban exclusion.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investe em estudos sobre acessibilidade urbana, avaliada pela dimensão tempo de deslocamento utilizando o sistema de transporte coletivo. O objetivo é avaliar a acessibilidade aos equipamentos públicos de lazer em Belo Horizonte por meio do transporte coletivo por ônibus, medida pelo tempo médio gasto com deslocamento. Para tanto, com base em uma análise descritiva, a pesquisa recorre, essencialmente, a métodos quantitativos, utilizando-se de modelagem espacial para estimar a matriz do tempo de deslocamento. O cálculo do grau de desigualdade socioeconômica da acessibilidade na capital mineira foi realizado a partir da análise agrupada dos equipamentos de lazer ofertados e mantidos pelo poder público municipal. No banco de dados do BHMap, esses equipamentos estão classificados em três categorias: Equipamentos Culturais, Equipamentos de Esporte e Lazer, e Equipamentos de Meio Ambiente. A partir de ferramentas de geoprocessamento, foram definidos dois indicadores de acessibilidade: Tempo Mínimo de Acesso (TMI) e Tempo Médio Acumulado (TMA). Também foi utilizada a Razão de Palma como medida de desigualdade no acesso, comparando os 40% mais pobres e os 10% mais ricos da população. Os resultados indicam disparidades significativas entre os diferentes agrupamentos de lazer, com destaque para os espaços culturais, que apresentaram os maiores níveis de desigualdade. As regiões periféricas da cidade concentram os piores desempenhos de acessibilidade. A pesquisa evidencia que o acesso ao lazer, mediado pelo transporte coletivo, é atravessado por restrições temporais e estruturais que reforçam padrões de exclusão urbana.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectTransporte por ônibuspt_BR
dc.subjectEquipamentos de lazerpt_BR
dc.subject.otherTransporte urbanopt_BR
dc.subject.otherÔnibus – Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherTransportes coletivos – Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherLazer – Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherEspaços públicos – Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.titleAcessibilidade urbana em Belo Horizonte : o acesso aos equipamentos de lazer por transporte público coletivo por ônibuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons