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http://hdl.handle.net/1843/84504
Tipo: | Dissertação |
Título: | A matemática e as professoras dos anos iniciais: relações construídas por experiências e formação |
Título(s) alternativo(s): | Mathematics and primary school teachers: relationships built through experiences and education |
Autor(es): | Rosane Machado Botinha |
Primeiro Orientador: | Samira Zaidan |
Primeiro membro da banca : | Cármen Lúcia Brancaglion Passos |
Segundo membro da banca: | Keli Cristina Conti |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo compreender que elementos de suas experiências e formação influenciaram as relações existentes de professoras dos anos iniciais com a matemática. Essa proposição partiu de inquietações da pesquisadora acerca do ensino da Matemática nos anos iniciais, vivenciado com tensões. Como estratégia metodológica, para esta investigação de caráter qualitativo, foi utilizado, como instrumento para coleta de informações, um questionário exploratório, pelo Google Forms, disparado em grupos de WhatsApp composto por docentes dos anos iniciais, de modo a obter opiniões abertas e amplas sobre a temática. Recebemos a devolutiva de 94 docentes. Norteadas pela análise e sistematização dos dados da pesquisa exploratória, elaboramos as perguntas que fizeram parte do roteiro das entrevistas semiestruturadas, realizadas com seis docentes, licenciadas em Pedagogia, professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Tendo por base as análises realizadas, percebemos que as relações que as professoras entrevistadas estabeleciam com a matemática têm referências com suas experiências como estudantes, diante das facilidades ou dificuldades que tiveram com a disciplina, e com atitudes positivas ou negativas de seus professores e professoras nesse período de escolarização. Outro fator que se mostrou com grande influência nas práticas docentes foram as experiências adquiridas ao longo da carreira, à medida que as professoras passavam a ter mais autonomia e segurança no exercício do magistério. As entrevistas revelam que o trabalho realizado, em sala de aula, deixa de ser embasado em antigas práticas do período de escolarização das docentes que serão influenciadas pela experiência e conhecimentos adquiridos em oportunidades de formação continuada. Revelam ainda que o mesmo ocorre com a formação inicial que, muitas vezes, mesmo tendo ampliado seus conhecimentos, não tem preparado as docentes de maneira adequada para ensinar matemática nos anos iniciais, visto que, ao concluírem a graduação, elas continuaram com as dificuldades que tinham antes do ingresso no curso de Pedagogia. Visto que há docentes que não se relacionam bem com a matemática, quando expressam não se sentirem à vontade para ensiná-la ou mesmo recusando a assumir o seu ensino, torna-se mais desafiador o exercício da profissão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Explicitam também a necessidade de produção de materiais didáticos para isso. Nossa pesquisa reforça a importância da formação continuada das professoras, como mecanismo de ruptura da continuidade de repetição de práticas que pouco ou nada contribuem para o ensino da matemática nos anos iniciais. |
Abstract: | This study aims to understand which elements of their experiences and training influenced the existing relationships of early years teachers with the mathematics. This proposition started from the researcher's concerns about the teaching of Mathematics in the early years, experienced with tensions. As a methodological strategy for this qualitative investigation, an exploratory questionnaire was used as an instrument for data collection, administered via Google Forms, launched in WhatsApp groups composed of early years teachers, in order to obtain open and broad opinions on the subject. We received responses from 94 teachers. Guided by the analysis and systematization of of the exploratory research data, we formulated the questions that were part of the semi-structured interviews conducted with six teachers, graduates in Pedagogy, who teach in the early years of Elementary Education in schools in the Metropolitan Region of Belo Horizonte, Minas Gerais. Based on the conducted analyses, it was observed that the relationships the interviewed teachers established with mathematics are influenced by their experiences as students, considering the ease or difficulties they had with the subject, as well as the positive or negative attitudes of their teachers during that schooling period. Another significant factor influencing teaching practices was the experiences gained throughout their careers, as teachers gained more autonomy and confidence in their teaching roles. The interviews revealed that the classroom practices moved away from relying on old teaching methods used during the teachers' own schooling, and instead, they were influenced by experiences and knowledge acquired through professional development opportunities. Additionally, the research highlights that initial teacher training enlarge the knowledge of the subjects but fails to adequately prepare teachers to teach mathematics in the early years. Upon completing their undergraduate studies in Pedagogy, many teachers still faced the same difficulties they had before entering the course. Consequently, some teachers who do not have a positive relationship with mathematics may express discomfort in teaching it or even refuse to take on the responsibility, making the profession more challenging in the early years of Elementary Education. The study also emphasizes the need for the production of didactic materials to support mathematics teaching. Overall, this research reinforces the importance of continuous professional development for teachers as a mechanism to break the cycle of repeating practices that contribute little or nothing to the teaching of mathematics in the early years. |
Assunto: | Professores de matemática - Formação Matemática - Estudo e ensino Éducação matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/84504 |
Data do documento: | 30-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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