Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/84508
Tipo: | Tese |
Título: | corpo_carto_grafia afrodiaspórica do vitiligo: uma tese-exposição construída pelo Ciberterreiro |
Título(s) alternativo(s): | afrodiasporic body_carto_graph of vitiligo: a thesis-exhibition constructed by Ciberterreiro |
Autor(es): | Gabriela Guerra de Almeida |
Primeiro Orientador: | Shirley Aparecida de Miranda |
Primeiro Coorientador: | Cristiano Cezarino Rodrigues |
Primeiro membro da banca : | Cecília Maria Izidoro Pinto |
Segundo membro da banca: | Ricardo José Aleixo de Brito |
Terceiro membro da banca: | Bárbara Bruna Moreira Ramalho |
Quarto membro da banca: | Lúcia Helena Alvarez Leite |
Quinto membro da banca: | Pedrina de Lourdes Santos |
Resumo: | Este trabalho apresenta o percurso de uma pesquisa-experimento com o Grupo de estudos Ciberterreiro. Nos dedicamos a refletir sobre as estratégias de (r)existência diante das políticas de branqueamento da população brasileira e dos processos de silenciamento, apagamento e epistemicídio. A partir de experimentos artístico-teórico-metodológicos, mobilizados pelo Vitiligo e fundamentados nas culturas afrodiaspóricas, tivemos como foco o contexto de Belo Horizonte - MG. Esse movimento nos levou à construção de uma tese-exposição intermídia, como um exercício de escrita acadêmica compartilhada, que visa colaborar com as investigações propostas pelas perspectivas contra-coloniais no campo da educação. |
Abstract: | This work presents the course of a research-experiment with the Ciberterreiro study group. We dedicate ourselves to reflecting on the strategies of (r)existence in the face of the whitening policies of the Brazilian population and the processes of silencing, erasure and epistemicide. Starting from artistic-theoretical-methodological experiments, mobilized by Vitiligo and based on Afrodiasporic cultures, we focus on the context of Belo Horizonte - MG. This movement led us to the construction of an intermedia thesis-exposition, as an exercise in shared academic writing, which aims to collaborate with the investigations proposed by counter-colonial perspectives in the field of education. |
Assunto: | Educação - Relações raciais Educação - Relações étnicas Arte na educação - Relações raciais Arte na educação - Relações étnicas Vitiligo - Aspectos educacionais Diáspora africana |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/84508 |
Data do documento: | 1-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
corpo_carto_grafia_gabriela_guerra_almeida.pdf | 23.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons