Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/84508
Tipo: Tese
Título: corpo_carto_grafia afrodiaspórica do vitiligo: uma tese-exposição construída pelo Ciberterreiro
Título(s) alternativo(s): afrodiasporic body_carto_graph of vitiligo: a thesis-exhibition constructed by Ciberterreiro
Autor(es): Gabriela Guerra de Almeida
Primeiro Orientador: Shirley Aparecida de Miranda
Primeiro Coorientador: Cristiano Cezarino Rodrigues
Primeiro membro da banca : Cecília Maria Izidoro Pinto
Segundo membro da banca: Ricardo José Aleixo de Brito
Terceiro membro da banca: Bárbara Bruna Moreira Ramalho
Quarto membro da banca: Lúcia Helena Alvarez Leite
Quinto membro da banca: Pedrina de Lourdes Santos
Resumo: Este trabalho apresenta o percurso de uma pesquisa-experimento com o Grupo de estudos Ciberterreiro. Nos dedicamos a refletir sobre as estratégias de (r)existência diante das políticas de branqueamento da população brasileira e dos processos de silenciamento, apagamento e epistemicídio. A partir de experimentos artístico-teórico-metodológicos, mobilizados pelo Vitiligo e fundamentados nas culturas afrodiaspóricas, tivemos como foco o contexto de Belo Horizonte - MG. Esse movimento nos levou à construção de uma tese-exposição intermídia, como um exercício de escrita acadêmica compartilhada, que visa colaborar com as investigações propostas pelas perspectivas contra-coloniais no campo da educação.
Abstract: This work presents the course of a research-experiment with the Ciberterreiro study group. We dedicate ourselves to reflecting on the strategies of (r)existence in the face of the whitening policies of the Brazilian population and the processes of silencing, erasure and epistemicide. Starting from artistic-theoretical-methodological experiments, mobilized by Vitiligo and based on Afrodiasporic cultures, we focus on the context of Belo Horizonte - MG. This movement led us to the construction of an intermedia thesis-exposition, as an exercise in shared academic writing, which aims to collaborate with the investigations proposed by counter-colonial perspectives in the field of education.
Assunto: Educação - Relações raciais
Educação - Relações étnicas
Arte na educação - Relações raciais
Arte na educação - Relações étnicas
Vitiligo - Aspectos educacionais
Diáspora africana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/84508
Data do documento: 1-Jul-2024
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
corpo_carto_grafia_gabriela_guerra_almeida.pdf23.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons