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dc.contributor.advisor1Margarida Maria Borghoffpt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Sérgio Malheiros dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Mauricio Freire Garciapt_BR
dc.creatorAdriana Abid Mundimpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T03:37:02Z-
dc.date.available2019-08-12T03:37:02Z-
dc.date.issued2009-03-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XMLVZ-
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the different roles played by the collaborative pianist, discussing his/her formation in the academic milieu, the terminology employed to refer to his/her specialization in the work environment, the assessment of his/her skills and abilities. We use as reference the follow up of the flute and its repertoire with the piano. Firstly we contextualize the collaborative pianist throughout the different periods of the History of Music, by reviewing the bibliography on the subject. We also prepared questionnaires that were sent to collaborative pianists and to piano and flute professors so as to assess the main questions involved in the formation and qualification of the collaborative professional in the Brazilian market. During the research we confirmed that this kind of professionals is in great demand in music teaching institutions. Disklavier is pointed out as an alternative tool that can help in the study and preparation of players and singers, but which does not substitute the pianist in actual performances. We conclude that the collaborative pianist's studies are done empirically, since no specific degrees are on offer in Brazilian academic institutions.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como foco de pesquisa os diferentes papéis do pianista colaborador, discutindo a sua formação no meio acadêmico, a terminologia utilizada de acordo com sua especialização no meio em que atua, o levantamento de suas competências e habilidades. Usamos como referência o acompanhamento da flauta transversal e o repertório desse instrumento com piano. Primeiramente contextualizamos o pianista colaborador nos diferentes períodos da História da Música, através de revisão bibliográfica referente ao assunto. Preparamos também questionários que foram encaminhados a pianistas colaboradores atuantes e a professores de piano e de flauta transversal, no intuito de averiguar as principais questões que envolveriam a formação e a qualificação do profissional colaborador no mercado de trabalho brasileiro. Podemos observar que há grande procura desse profissional em instituições de ensino de música, ao mesmo tempo em que existe uma carência de profissionais qualificados para atender essa demanda. Indicamos como alternativa o Disklavier, ferramenta que poderia auxiliar o estudo e preparo dos instrumentistas e cantores, não substituindo o pianista em performances. Concluímos que a formação do pianista colaborador é feita empiricamente, pois o meio acadêmico brasileiro não oferece cursos específicos para essa formação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspecializaçãopt_BR
dc.subjectPianista colaboradorpt_BR
dc.subjectFormação do pianistapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectFlauta e pianopt_BR
dc.subject.otherPianistas Performancept_BR
dc.subject.otherMúsica para flauta e piano Catálogospt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.titlePianista colaborador: a formação e atuação performática voltada para o acompanhamento de flauta transversalpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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