Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XNNPE
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O material concreto na educação musical infantil: uma análise das concepções docentes
Authors: Daniela Vilela de Morais
First Advisor: Maria Cecilia Cavalieri Franca
First Referee: Tania Mara Lopes Cancado
Second Referee: Patricia Furst Santiago
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto a busca por uma definição, função e aplicação do material concreto utilizado para educar musicalmente crianças entre três e cinco anos, bem como por uma associação do uso desses materiais com o jogo e o brinquedo. A fundamentação teórica abrange um estudo sobre as definições de jogo, brinquedo e material concreto surgidas no século XX, por meio do qual foi possível conceituar esses termos no campo da educação musical. Também abrange um estudo histórico-evolutivo sobre o jogo e o brinquedo, do século XVIII ao XX, através das figuras de Rousseau, Pestalozzi, Froebel e Montessori, e das figuras da pedagogia musical do início do século XX, Willems e Martenot. Os primeiros quatro pensadores apresentam propostas direcionadas tanto à educação geral quanto musical infantil. O conhecimento das suas idéias acerca do jogo e do brinquedo, somadas a uma reflexão crítica daquelas concernentes ao jogo descritas por Willems e Martenot, puderam iluminar a busca de definições e o entendimento da função e aplicação de materiais concretos na educação musical. Através de entrevistas semi-estruturadas, dez professores provenientes de Escolas de Música Livres de Belo Horizonte forneceram seus depoimentos sobre o objeto da pesquisa. Os resultados revelaram definições não consensuais de material concreto e uma preferência consensual pelo seu uso no ensino de música para crianças, bem como relações importantes entre ele, o jogo e o brinquedo. Espera-se, com isto, suscitar reflexões entre os docentes que trabalham utilizando esses materiais para musicalizar crianças entre três e cinco anos.
Abstract: This research aims at to find a definition, function and application for concrete material used in early music education, as well as the association of these materials with play and toys. The theoretical base encompasses the study of the definition of games, toys and concrete material originated in XX century, through which it was made possible to elaborate such concept in the field of musical education. It alsoembraces historical study of toys and games, from the XVIII to the XX centuries, through the names of Rousseau, Pestalozzi, Froebel and Montessori, and the figures of music pedagogy of the beginning of the XX century, such as Willems and Martenot. The first four thinkers presented propositions directed at childrens general and musical education. The knowledge of their ideas, regarding toys and games, in addition to the reflections upon the ideas of Willems and Martenots games, caniluminate the search for definitions and understanding of function and application of concrete materials in musical education. Through semi-structured interviews, ten teachers coming from specialized music schools in the city of Belo Horizonte, Brazil, supplied their testimonials on the objectives of this research. The results revealed non-consensual definitions of concrete material and the prioritization of its use in theteaching of music to children, as well as the important relationship between those, toys and games. It is expected, according to this research, to raise reflective questions among teachers who work with these materials in three to five years old childrens music education.
Subject: Jogos pedagógicos
Musica
Música Instrução e estudo Dissertações
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XNNPE
Issue Date: 23-Mar-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
daniela_disserta__o_mestrado.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.