Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XPN6V
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | A Orquestra dos Sonhos: proposta didática e atuação polifônica |
Autor(es): | Debora Andrade |
primer Tutor: | Lucas Jose Bretas dos Santos |
primer miembro del tribunal : | Mauricio Veloso Queiroz Pinto |
Segundo miembro del tribunal: | Miriam Grosman |
Resumen: | O objeto de estudo desta pesquisa é a ópera infanto-juvenil do compositor brasileiro Tim Rescala, A Orquestra dos Sonhos. Ela possui três atos e foi escrita em 1996 com a intenção de aproximar o público do teatro. Este estudo possui natureza qualitativa e se propõe investigar, em primeiro lugar, os procedimentos de composição utilizados por Rescala, nesta ópera, para estabelecer uma comunicação com o público e, em segundo lugar, os desafios impostos por ela ao instrumentista, através da atuação polifônica. Além disso, o presente estudo inclui uma pequena biografia do compositor e um catálogo de suas obras. Os dados foram coletados por meio de visitas sistemáticas ao site do compositor, artigos de jornais do arquivo do mesmo, correspondência deste com a autora da pesquisa, questionário enviado aos instrumentistas que participaram da realização desta ópera, no Rio de Janeiro, em 1997, e da observação da partitura e gravação áudio-visual desta ópera. |
Abstract: | The object studied in this research is "A Orquestra dos Sonhos", a chamber opera for chidren by the brazilian composer Tim Rescala. It is made of three acts and was written in 1996 with the intention of attracting the audience to the theatre. This is a qualitative study with two basic purposes. The first is to investigate the composing procedures applied by Rescala in this opera to establish comunication with the audience. The second, challenges that it imposes to the interpreter via polyphonic performance. Moreover, we present a brief biography of the composer and a catolog of his works. Data have been collected through systematic visits to the website of the composer, reading newspaper articles from his collection, mail between the composer and the researcher, questionaire sent to instrumentalists who participated in the execution of this opera in Rio de Janeiro in the year 1997, and the observation of its full-score and audio-visual recording. |
Asunto: | Musica e sociedade |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XPN6V |
Fecha del documento: | 17-mar-2008 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta_c3_a7_c3_a3o_d_c3_a9bora__1_.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.