Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XXMFJ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A iniciação infantil à flauta transversal a partir do pífaro: repertório, aspectos técnicos e recursos didáticos
Authors: Alberto Sampaio Neto
First Advisor: Mauricio Freire Garcia
First Referee: Lucas Robatto
Second Referee: Patricia Furst Santiago
Abstract: A presente dissertação estuda a iniciação de crianças à Flauta Transversal e propõe a utilização da Flauta Pífaro nas primeiras etapas de aprendizagem. São abordados, em profundidade, os principais aspectos técnicos trabalhados na fase de iniciação, a saber: a maneira de segurar o instrumento, a emissão do som (a embocadura e o sopro), os ataques com golpes de língua e o dedilhado (mecanismo). Para setrabalhar cada um desses aspectos, em consonância com diretivas da área de Educação Musical como a diversidade e a criatividade , foram selecionadas e elaboradas ferramentas didáticas (materiais e atividades). Buscou-se fundamentação, também, através de análises de vários Métodos de Flauta Transversal e de um outro, específico para o ensino do Pífaro. Para a montagem de um repertório amplo e diversificado, apropriado à iniciação com o Pífaro, foram selecionadas e analisadas 35 músicas, priorizando-se as brasileiras. Para cada uma delas, realizou-se uma análise, por tópicos, avaliando o seu potencial didático. Com o intuito de se estabelecer parâmetros referenciais quepudessem propiciar uma noção de progressividade no repertório, foram definidos 28 aspectos técnico-musicais e seus respectivos fatores de complexidade. Este trabalho apresenta, ainda, dois importantes recursos didáticos, que foram elaborados e desenvolvidos para a iniciação ao instrumento: as gravações de acompanhamento (todas as músicas do repertório foram gravadas em um CD) e as partituras-gráficas (que utilizam grafias não-convencionais).
Abstract: This dissertation studies childrens introduction to Flute learning and proposes the use of Pífaro flute (Yamaha-fife) in the first stages. The main technical aspects that are worked at the beginning stage were approached in detail. These are: the way of holding the instrument, sound emission (embouchure and blowing), tonguing and fingering (mechanism). Some didactic tools (materials and activities) werespecifically selected and elaborated in order to work each one of these aspects. In this process, directives of the Musical Education area such as diversity and creativity were taken into account. Also, various methods for Flute teaching as well as one specific for the teaching of the Pífaro were analyzed in order to help set the groundings for this study. Thirty-five pieces of music, mainly Brazilian, were selected and analyzed so as toform a broad and diversified repertoire which could be appropriate for the use of Pífaro at the beginning of the learning process. An analysis, by topics, was made for each one of them, evaluating its didactic potential. In order to establish referential parameters that could provide a notion of progressiveness to the repertoire, twentyeight technical-musical aspects were defined, together with their respective complexity factors. This research also presents two important didactic resources, which were elaborated and developed to be used at the first stages of learning an instrument: the recordings containing the accompaniments (all pieces of music of the repertoire were recorded on a CD) and the graphical scores (using non-conventional notation).
Subject: Flauta Metodos
Musica para crianças Instrução e ensino
Flauta Instrução e Ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XXMFJ
Issue Date: 31-May-2005
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
albertosampaioufmg.pdf7.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.