Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YTG79
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Cecilia Cavalieri Francapt_BR
dc.contributor.referee1Tania Mara Lopes Cancadopt_BR
dc.contributor.referee2Patricia Furst Santiagopt_BR
dc.creatorSimone Lopes Telespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T01:57:54Z-
dc.date.available2019-08-11T01:57:54Z-
dc.date.issued2005-05-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YTG79-
dc.description.resumoEste trabalho consiste numa análise preliminar dos aspectos relevantes à utilização dos gestos pianísticos na iniciação pianística. O gesto é tratado como um elemento da técnica musical que favorece o desenvolvimento musical do iniciante. Questões relativas ao ensino-aprendizagem dos gestos pianísticos são abordadas no intuito de iluminar o contexto em que essa abordagem pianística pode ocorrer. O Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical (SWANWICK e TILLMAN, 1986) foi utilizado neste trabalho para a avaliação da performance dos alunos em relação aos gestos pianísticos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.subject.otherPiano Instrução e ensinopt_BR
dc.subject.otherPerformance musical Pianopt_BR
dc.titleO gesto pianístico na iniciação ao piano: um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_simone.pdf456.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.