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dc.contributor.advisor1Sergio Freire Garciapt_BR
dc.contributor.referee1Régis Rossi Alves Fariapt_BR
dc.contributor.referee2Fernando de Oliveira Rochapt_BR
dc.creatorFábio Wanderley Janhan Sousapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T00:13:16Z-
dc.date.available2019-08-10T00:13:16Z-
dc.date.issued2010-08-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-89LPZ9-
dc.description.abstractThis work has as a main subject the mixing process in surround 5.1 and binaural formats. The binaural format preparation has as start point the six channels mixed in a 5.1 surround system.The first part of this work will be devoted to a theoretical review in the field of spatial audio, starting with the human perception of spatial sounds in both physical and psychoacoustic perspectives, followed by the possibilities offered by digital audio and diverse miking and mixing techniques. The next step is the analysis of the surround 5.1 system and its recording techniques and also some possible esthetical approaches of the mixing in this system through the analysis of some music and post-production pieces that explore the spatial audio in current system.The third step is to describe the process of recording and mixing some traditional concert music, based on the ambience approach, and contemporary music that explore the surround space and movement in surround 5.1. We also try the transposition of these surround audio to a binaural format using the spat~ object from MAXMSP platform and other plugins just like some proprietary systems have already done. At last, a comparison between the advantages and disadvantages of this transposition will be done, based on listening and coments of colleges and teachers of the areapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho possui como tema principal a mixagem nos formatos surround 5.1 e binaural, sendo que a preparação do formato binaural tem como ponto de partida os seis canais previamente mixados em surround 5.1. Inicialmente é realizado um levantamento teórico sobre a espacialização do áudio, a partir da percepção espacial humana do som do ponto de vista físico e psico-acústico, e as diversas possibilidades de difusão sonora oferecidas pela digitalização do áudio, técnicas de microfonação e mixagem nos mais diversos sistemas. Numa segunda parte da pesquisa faz-se uma análise mais aprofundada do sistema surround 5.1 e das suas técnicas de gravação, assim como as abordagens estéticas possíveis na mixagem, através de diversas análises de obras cinematográficas e musicais que exploram o espaço sonoro representado no sistema em questão. Numa terceira etapa é descrito o processo de gravação e mixagem em sistema 5.1 de algumas obras de música tradicional (com abordagem na ambientação) e de música contemporânea (com abordagem na concepção da obra de espacialização e movimento). Testamos também a transposição das obras analisadas anteriormente, assim como de obras mixadas pelo autor no sistema surround 5.1, para um formato binaural utilizando o objeto spat~ do MAX/MSP e outros plugins (a exemplo de diversos sistemas já desenvolvidos com esse propósito). Para concluir cabe uma comparação das vantagens e desvantagens trazidas por essa transposição a partir de audição e comentários de colegas e professores da áreapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurroundpt_BR
dc.subjectspat~pt_BR
dc.subject51pt_BR
dc.subjectBinauralpt_BR
dc.subjectMixagem de áudiopt_BR
dc.subjectMulticanalpt_BR
dc.subjectMAX/IRCAMpt_BR
dc.subject.otherAcústica (Música)pt_BR
dc.subject.otherSom Teoriapt_BR
dc.titleMixagem de áudio multicanal no formato surround 5.1 e sua transcrição para sistemas binauraispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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