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dc.contributor.advisor1Glaura Lucaspt_BR
dc.contributor.referee1Luis Ricardo Silva Queirozpt_BR
dc.contributor.referee2Rosangela Pereira de Tugnypt_BR
dc.creatorAndre Luiz Mendes Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T10:25:49Z-
dc.date.available2019-08-12T10:25:49Z-
dc.date.issued2011-10-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-8P9P37-
dc.description.abstractThe sonority produced in the devotion feasts to Our Lady of the Nossa Senhora do Rosario are composed of music and faith, performed by the members of one same community of brothers who sing and play, recreating and re-elaborating their myths since times of captivity. This research sought to investigate the sound-musical aspects produced by the so called Congado of Our Nossa Senhora do Rosário from Rio das Mortes, a district of São João del- Rei, and how these relate to the meanings and behaviors that surround them. Through an ethnographic study combined with a historical contextualization, I aimed at the understanding of their music it was sought the comprehension of their music and of the main symbolic representations involved in the activity. The field work, added to the interviews, has demonstrated that the way the group experiences the congado shows many similarities in relation to other congados from Minas Gerais relatively to the main elements of tradition. I highlight in this ethnography the particularities involving specific meanings built by the group as they dont have more expressive contacts to other congados and participation in other religious feasts.pt_BR
dc.description.resumoA sonoridade produzida nas festas de devoção à Nossa Senhora do Rosário se compõe de músicas de fé, feitas por membros de uma mesma comunidade de irmãos que cantam e tocam recriando e re-elaborando seus mitos desde os tempos do cativeiro. Este trabalho buscou uma descrição etnográfica do Congado de Nossa Senhora do Rosário, do Rio das Mortes, distrito da cidade de São João del- Rei/ MG. Esta descrição teve como foco a festa deste congado, que acontece sempre no mês de outubro, bem como sua preparação, percebida através dos ensaios e da organização do evento e, especificamente, os aspectos sonoros e como esses se relacionam com os significados e comportamentos que os rodeiam. Através de um estudo etnográfico em diálogo com a contextualização histórica, buscou-se a compreensão da música desta tradição e das principais representações simbólicas envolvidas na atividade. O trabalho de campo, somado a entrevistas, demonstrou que o modo como o grupo vivencia o congado apresenta muitas semelhanças com outros congados mineiros, no que diz respeito aos principais elementos da tradição. Destaco, nesta etnografia, as particularidades envolvendo significados específicos construídos pelo grupo, uma vez que o mesmo não têm maiores contatos com outros congados e participações em outras festas religiosas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectsignificadopt_BR
dc.subjectcongadopt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.titleUm estudo etnomusicológico do congado de Nossa Senhora do Rosário do Distrito do Rio das Mortes, São João del-Rey, MGpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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