Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8QPPFD
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Carnavalização no espaço discursivo da música: do renascimento ao romantismo
Authors: Alexandre Fernandes Guimaraes
First Advisor: Oiliam Jose Lanna
First Referee: Cassio Eduardo Soares Miranda
Second Referee: Andre Cavazotti e Silva
Abstract: O presente trabalho investiga o fenômeno da carnavalização na música ocidental produzida entre os períodos musicais do Renascimento ao Romantismo. O texto musical é aqui tratado sob a ótica das teorias de Mikhail Bakhtin sobre o discurso, com base na hipótese de que a carnavalização é aplicável ao discurso musical, portanto sendo teoria merecedora de estudo mais aprofundado no campo musicológico. O suporte teórico-metodológico da análise, adaptado dos estudos de Bakhtin sobre o gênero romanesco de Dostoievski, consiste na busca de construções musicais que se adéqüem às três peculiaridades do gênero carnavalesco bem como na inserção dos exemplos em uma ou mais dentre as quatro categorias da cosmovisão carnavalesca. Apresento também um panorama geral sobre o dialogismo e a polifonia, conceitos fundamentais à boa compreensão dos aspectos gerais do pensamento bakhtiniano e que também possuem interfaces com modelos analíticos musicológicos. Para alcançar o objetivo principal deste trabalho, escolhi como corpora obras representativas das épocas analisadas, compreendendo o fenômeno da carnavalização musical dentro do período que assistiu ao nascimento do tonalismo ao período que precedeu linguagens que o aboliram. Ao longo do trabalho, demonstro que o discurso musical também pode se mostrar fortemente dialógico-polifônico, podendo adentrar em seu texto elementos da cosmovisão carnavalesca, gerando o fenômeno que aqui denomino carnavalização musical.
Abstract: The present work investigates the carnivalization phenomenon in the western music produced between Renaissance and Romanticism musical periods. The musical text is here treated according to Mikhail Bakhtin theories about the discourse, based on the hypothesis that the carnivalization is applied to the musical discourse; therefore, it is a worthy theory to a more profound study in the musicological field. The methodological-theoretical support of the analysis, adapted from Bakhtin studies about Dostoyevsky Romanesque genres, consists in the pursuit of musical constructions that adequate to the three peculiarities of the carnivalesque genre and also in the inclusion of the examples in one or more among the four carnivalesque cosmovision categories. I present a general view about dialogism and polyphony, fundamental concepts for the comprehension of the general aspects of Bakhtins thoughts, which also possess interfaces with the musicological analytical models. In order to achieve the main objective of this work, I chose as corpora representative works from the analyzed periods, which incorporate the musical carnivalization phenomenon between the period that have witnessed tonalisms birth to the period which precedes the languages that abolished tonalism. Throughout this work, I demonstrate that the musical discourse can also strongly express itself as dialogic-polyphonic, allowing in the text the presence of carnivalesque cosmovision elements, and producing the phenomenon that I here name musical carnivalization.
Subject: Musica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8QPPFD
Issue Date: 7-Oct-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vers_o_digital.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.