Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8R2MFR
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante de piano: um estudo de aspectos motivacionais, técnicos e estilísticos em oito peças de Ricardo Nakamura
Autor(es): Deborah Fernandes Nilson
Primeiro Orientador: Maria Cecilia Cavalieri Franca
Primeiro membro da banca : Patricia Furst Santiago
Segundo membro da banca: Salomea Gandelman
Terceiro membro da banca: Fausto Borem de Oliveira
Resumo: O presente estudo investiga a aplicabilidade de oito peças inéditas para piano a quatro mãos, escritas nos seguintes gêneros: choro, samba, baião e bossa nova. Os preceitos do modelo C(L)A(S)P nortearam a pesquisa, que contemplou as modalidades de comportamento musical propostas por Keith Swanwick (1979), com exceção da composição, que fugia ao escopo deste estudo. Os resultados obtidos atestam o valor didático, estético e estilístico do material, discutem a validade do ensino por imitação e ouvido, as vantagens do tocar a quatro mãos e a acessibilidade das peças. Além disso, os resultados confirmam o valor dos gêneros brasileiros, a importância da apreciação, do conhecimento estilístico e o papel da motivação no processo de aprendizagem. A partir destes resultados acreditamos estar colaborando não só para o refinamento deste repertório específico, mas para a ampliação do universo musical de alunos e professores. Além disso, a partir da constatação da carência de material com uma proposta musicalmente rica e interessante que aproxime a criança da música brasileira, esperamos que este estudo possa influenciar profissionais, compositores e educadores na criação e seleção de repertório dessa natureza para iniciação ao instrumento.
Abstract: This study investigates the applicability of an unreleased repertoire for four-hand piano composed according to four Brazilian music genres: choro, samba, baião and bossa nova. This applicability was observed based on the motivation, the validity of the four hands practice and the teaching and learning processes. This research had been guided by the C(L)A(S)P model and has contemplated the modalities of musical behaviour proposed by Swanwick (1979), except for composition, which was not the focus of the study. Results confirm the didactic, esthetic and stylistic value of the material, as well as the validity of teaching by imitation and by ear, the advantages of playing four hands, the accessibility of the pieces, the value of Brazilian musical styles, the importance of stylistic appreciation and knowledge and the role of motivation in the learning process. We aim at collaborating not only for the refinement of this specific repertoire, but also for expanding the musical universe of both students and teachers. Besides, from the finding that there is a lack musically rich and interesting materials that can approximate children to Brazilian music, we hope that this study may encourage professionals, composers and educators in creation and selection a repertoire of this nature for early instrumental teaching.
Assunto: Musica para piano (4 maos)
Choro (Musica)
Samba (Piano)
Baiao (Piano)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8R2MFR
Data do documento: 16-Mai-2005
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_de_deborah_nilson.pdf3.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.