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dc.contributor.advisor1Fausto Borem de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Valdir Claudinopt_BR
dc.contributor.referee2Sonia Marta Rodrigues Raymundopt_BR
dc.contributor.referee3Mauricio Freire Garciapt_BR
dc.creatorPedro Francisco Mota Juniorpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T01:19:38Z-
dc.date.available2019-08-10T01:19:38Z-
dc.date.issued2011-06-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-8T7NNX-
dc.description.abstractThe present study focuses on interpretative elements registered on the recordings of two historical choros in Brazil: Flamengo by trumpet player and composer Bonfiglio de Oliveira (1891-1940) and Peguei a Reta by trumpet player and composer Porfírio Costa (1913-?). Comparative analysis was made between these two old recordings and two more recent ones. OLIVEIRAs Flamengo recording from 1931 was compared to Silvério PONTESs of 2000. On the other hand, Porfírio COSTAs recording of Peguei a Reta from 1948 was compared to Jonatan NASCIMENTOSs of 2002. The results reveal characteristic performance practices of each player as well as stylistic traces of their respective times. It also includes historical information about the use of the trumpet in the Brazilian genre of choro, as well as a list of works by Bonfiglio de Oliveira and Porfírio Costa. It also includes the transcription of the two works in question departing from an attentive hearing of the historical recordings.pt_BR
dc.description.resumoEstudo acerca das escolhas interpretativas contidas em gravações de dois choros históricos: Flamengo composto pelo trompetista-compositor Bonfiglio de Oliveira (1891-1940) e Peguei a Reta composto pelo trompetista-compositor Porfírio Costa (1913-?). Uma análise comparativa foi realizada entre essas duas gravações mais antigas juntamente com outras duas mais recentes. A comparação do choro Flamengo foi feita entre as gravações de OLIVEIRA em 1931 e Silvério PONTES em 2000. Por outro lado, a comparação interpretativa do choro Peguei a Reta foram realizadas entre as gravações de COSTA em 1948 e de Joatan NASCIMENTO em 2002. Os resultados provenientes deste estudo comparativo, revelam características de práticas de performance específicas de cada intérprete e traços estilísticos de suas épocas. Inclui contexto histórico sobre a utilização do trompete no choro, além de uma lista de composições de Bonfiglio de Oliveira e Porfírio Costa. Ao final encontramos também as transcrições em leadsheet dos dois choros analisados a partir de escuta atenta das gravações históricas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmúsica popular brasileirapt_BR
dc.subjectchoropt_BR
dc.subjectanálise de música gravadapt_BR
dc.subjectinterpretação musicalpt_BR
dc.subjecttrompetept_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.titleDois estudos de caso do trompete no choro: Flamengo de Bonfiglio de Oliveira e Peguei a Reta de Porfírio Costapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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