Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8Y3FXD
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Pierre Schaeffer e Marcel Proust: as expressões da escuta
Autor(es): Igor Reis Reyner
Primeiro Orientador: Carlos Vicente de Lima Palombini
Primeiro membro da banca : Flavia Camargo Toni
Segundo membro da banca: Rodolfo Caesar
Terceiro membro da banca: Fabio Roberto Rodrigues Belo
Resumo: A literatura sobre À la recherche du temps perdu de Marcel Proust, embora imensa, não tratou de sua poética de escuta. Para compreendê-la, uma seleção de excertos de Le Côté de Guermantes são interpretados com referência às noções de quatro funções da escuta, de comportamentos de escuta, e de escuta reduzida, formuladas por Pierre Schaeffer em Traité des objets musicaux. No primeiro capítulo, um estudo diacrônico de textos de Schaeffer dos anos de 1942, 1950 e 1966 mostra que a escuta reduzida não é uma estética composicional, mas uma poética de percepção auditiva. O segundo capítulo coloca em relação Schaeffer e Proust através da análise de referências ao romancista em excertos do teórico, e de um estudo de Gilles Deleuze sobre o papel da memória involuntária na busca do tempo perdido. O terceiro capítulo cruza a teoria da escuta com a literatura de modo a ilustrar a teoria com excertos do romance e a compreender o espaço sonoro do romance através da teoria. Os excertos organizam-se de acordo com personagens e lugares para ser interpretados em função de uma poética que se apresenta como perversão da escuta.
Abstract: Literature on Marcel Prousts À la recherche du temps perdu, however vast, has failed to tackle the Narrators poetics of listening. In order to understand it, excerpts from Le Côté de Guermantes are interpreted with reference to Pierre Schaeffers notions of quatre fonctions de lécoute, of comportement découte and of écoute réduite, formulated in Traité des objets musicaux. In the first chapter, a diachronic study of Schaeffers texts from 1942, 1950 and 1966 shows that écoute réduite is not a compositional aesthetics but a poetics of aural perception. The second chapter relates Schaeffer to Proust through analyses of references to Proust in Schaeffers writings, and of a study by Gilles Deleuze on the role of involuntary memory in the recherche du temps perdu. The third chapter cross-fertilizes listening theory and literature by illustrating theory with excerpts from the novel and comprehending the novels sound space through theory. Excerpts organize themselves according to characters and places so as to be interpreted according to a poetics of that presents itself as a perversion of listening.
Assunto: Musica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8Y3FXD
Data do documento: 6-Jul-2012
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ps_mp_expressoes_da_escuta.pdf815.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.