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http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ZUM5Q
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Construção cênica para a canção: princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico-musical |
Autor(es): | Aline Soares Araujo |
Primeiro Orientador: | Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
Primeiro membro da banca : | Ernani de Castro Maletta |
Segundo membro da banca: | Fausto Borem de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Monica Pedrosa de Padua |
Resumo: | Em nossa própria vivência e também do convívio intenso com outros cantores, percebemos que alguns cantores, e em especial os cantores líricos, se deparam frequentemente com dificuldades de associar um trabalho corporal ao trabalho vocal que realizam. Durante suas performances, muitas vezes se sentem despreparados ou sem recursos para se expressarem da maneira como realmente desejariam. Não raro, pouco usufruem de possibilidades expressivas resultantes das relações entre seu próprio corpo e a música, entre seu corpo e sua voz, o espaço e o público. Diante da escassez no Brasil de uma bibliografia que aborde um trabalho cênico-corporal voltado para cantor, esta pesquisa propõe o desenvolvimento de certos princípios que possam ser as bases de possibilidades técnicas, auxiliando os cantores em seus estudos e em suas performances. Para isso, nos amparamos sobretudo na bibliografia teatral, não apenas por sua já ampla disponibilização, mas pelo fato de empregar elementos musicais em sua elaboração e desenvolvimento, evidenciando a interação entre Música e Teatro. Após uma ampla revisão bibliográfica, fundamentada nas propostas de Constantin Stanislavski, selecionamos alguns pontos principais, especialmente aqueles voltados para o seu Sistema de Ações Físicas. Associamos a esses pontos alguns ensinamentos de outros autores e elaboramos um percurso de criação cênica para o gênero Canção de Câmara, por meio do qual um cantor possa se guiar a fim de trabalhar questões expressivas e pré-expressivas. Espera-se que a construção cênica, resultante da fusão entre as canções de câmara e os esquemas ora propostos, auxilie o performer cantor no desenvolvimento de suas próprias possibilidades expressivas. Considerando que tal desenvolvimento vise proporcionar maior segurança e ampliação de recursos, acreditamos que o cantor possa se valer destes percursos de construção cênica não apenas para a performance da canção, mas para a de outros gêneros musicais que venha a trabalhar. |
Abstract: | In our self-experiences and also dealing with other singers, we perceive that some singers, and specially lyrical singers, frequently come across difficulties to associate bodily work to the vocal work they produce. While performing, they often feel unprepared or short of resources to express themselves the way they really wished. Usually, few enjoy the expressive possibilities which result from the relations either between their body and the music, their body and voice or space and the public. In face of the shortage of a bibliography in Brazil that approaches a scenical-corporal work directed to the singer, this research proposes the development of some principles which could become the basement of technical possibilities that may help the singers in both their studies and performances. For that, we resort mainly on the theatrical bibliography, not only for its already broad availability, but also because it has employed musical elements to elaborate and develop, which evidences the interaction between Music and Theatre. After a wide literature review, based on Constantin Stanislavskis' proposals, we chose a few main themes, specially those concerning his System of Physical Actions. We relate those themes to some other authors' teachings and elaborate a scenic creation path for the Art Songs through which a singer may follow in order to work both expressive and pre-expressive matters. Hence, the scenic construct resultant from the fusion between chamber songs and the hereby proposed schemes, is expected do help the singing performer develop their own scenic-corporal expression possibilities. Considering that this development aims to provide more safety and broader resources, we believe that the singer can rely on those scenic construction paths not only to perform the art song, but also other musical genders which they might execute. |
Assunto: | Musica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ZUM5Q |
Data do documento: | 14-Set-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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