Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-95LJVL
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Regularidade e simultaneidade na técnica violonística de mão direita: uma abordagem quantitativa de arpejos, sons plaqué e tremolos
Authors: Lucas Nezio Malta
First Advisor: Sergio Freire Garcia
First Referee: Hani Camille Yehia
Second Referee: Mauricio Alves Loureiro
Abstract: O texto aborda as questões de simultaneidade de ataques e de regularidade rítmico-dinâmica presentes em diferentes técnicas de mão direita de violonistas, a saber: técnicas de arpejos, sons plaqué e tremolos, sendo todas características marcantes da sonoridade do violão. Discute-se inicialmente, de forma qualitativa, diversos tópicos da psicoacústica relacionados a estas técnicas, tanto para ilustrar a complexidade presente nestas questões quanto para subsidiar algumas decisões metodológicas da parte experimental. A seguir é descrito o sistema utilizado nesta pesquisa, desenvolvido a partir de 2011 no Laboratório de Performance com Sistemas Interativos da Escola de Música da UFMG: um violão acústico com captação hexafônica (um sinal por corda) conectado a um software de processamento digital de sons em tempo real. Discute-se também a detecção de ataques (e de extinção de notas) e a estimação de amplitudes, ferramentas fundamentais para as análises propostas.São analisados excertos de obras do repertório violonístico que são dedicadas ao estudo das técnicas de mão direita escolhidas: "Estudo nº 1"e "Estudo nº 4"de Heitor Villa Lobos, "Estudo nº 2"de Matteo Carcassi e o terceiro movimento, "Scherzino", da peça "Cavatina"de Alexandre Tansmans. Os aspectos da simultaneidade e da regularidade presentes nessas obras são discutidas através da comparação de diferentes execuções (realizadas por um mesmo ou por diferentes músicos), destacando-se tanto características comuns como diferenças individuais. Ao invés da denição de um padrão de execução "ideal"a priori, optou-se pela busca de consistência interpretativa em cada um dos intérpretes/execuções, onde são levadas em conta também opções de dedilhado demão direita e esquerda. Não se trata de um estudo quantitativo exaustivo dessas técnicas, mas sim de um estudo que abre novas possibilidades metodológicas e inicia a discussão de questões técnico-interpretativas no violão decorrentes da utilização do sistema desenvolvido.
Abstract: The text approaches the issues of simultaneity of attacks and rhythmic-dynamic regularity present in different guitarists right hand techniques, namely: arpeggio and tremolo techniques and plaqué sounds, all hallmarks of this instruments sound. Initially it is discussed, in a qualitative way, several psychoacoustic topics related to these techniques, both to illustrate the complexity present in these issues as to subsidize some methodological decisions of the experimental part.The next section describes the system used in this study, developed in 2011 at the Laboratory of Performance with Interactive Systems in the Music School at UFMG: an acoustic guitar with hexaphonic pickups (one signal per string) connected to a real time digital audio processing software. We also discuss the attack detection, extinguishment of notes and the amplitude estimation, fundamental tools for the proposed analysis. Excerpts of the guitar repertoire of works devoted to the study of the chosen right hand techniques were analysed: "Study nº 1"and "Study nº 4"by Heitor Villa Lobos, "Study nº 2"by Matteo Carcassi and the third movement, "Scherzino", of the composition "Cavatina"by Alexander Tansmans. Simultaneity and regularity aspects present in these works are discussed by comparing different plays (performed by the same or by different musicians), highlighting both common features such as individual differences. Instead of dening a "ideal"standard of execution, it was decided to search for interpretative consistency in each of the performers / performances where right and left hands ngering options are also taken into account. This is not a comprehensive quantitative study of these techniques, but rather a study that opens new methodological possibilities and initiates technical and interpretive issues of the guitar fromthe use of the developed system.
Subject: Musica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-95LJVL
Issue Date: 30-Nov-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucas_n_zio_malta___disserta__o.pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.