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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Música na educação infantil: estratégias, propostas e concepções de ensino de música em escolas de ensino regular do município de Vitória (ES)
Autor(es): Cintia Dutra Tavares
primer Tutor: Maria Betania Parizzi Fonseca
primer miembro del tribunal : Antônio Carlos Guimarães
Segundo miembro del tribunal: Patricia Furst Santiago
Resumen: Em agosto de 2008, foi sancionada no Senado Federal a lei 11.769, que veio acrescentar a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica. A partir de então ,a prefeitura de Vitória (ES) vem buscando alternativas para a inclusão da música no contexto escolar, mesmo antes da referida lei. Em 2007, foi proposta a redefinição dos pré-requisitos para concursos e contratos para os professores da área de Artes Visuais e Educação Artística, conforme já apontado pela Lei de Diretrizes e Bases, desde 1996. No ano seguinte, após concurso público, foram então efetivados profissionais licenciados em música para atuarem nos Centros Municipais e Educação Infantil (CMEIs) da cidade de Vitória. Porém, neste período, várias dificuldades foram surgindo, relacionadas ao ensino de música nestas instituições. Diante deste contexto, surgiu a necessidade de se pesquisar mais profundamente sobre o assunto, com o objetivo de identificar e compreender como se processa o ensino de música nos Centros Municipais de Educação Infantil do município de Vitória (ES). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista e de questionário. As falas dos professores nas entrevistas e nas perguntas abertas do questionário foram analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo, e os resultados encontrados foram confrontados com os de outras regiões brasileiras. Apesar de muitos desses resultados terem sido semelhantes aos encontrados em outras cinco pesquisas feitas em diferentes regiões brasileiras, foi possível verificar que algumas das demandas e colocações desses profissionais foram um pouco mais refinadas em relação ao que foi exposto pelos professores generalistas que participaram das demais pesquisas. Isso sugere que, mesmo ainda com muitos problemas a serem enfrentados, já houve avanços em relação ao ensino de música na educação infantil na cidade de Vitória.
Abstract: In August 2008, the Brazilian Senate approved the Law 11,769, which introduced music in every Brazilian Kindergarten, Elementary, Grade and High Schools. The city of Vitoria (ES) has been looking for alternatives to include music within the school context, even before this Law. In 2007, the prerequisites for teachers in the field of Visual Arts and Art Education were proposed, as already pointed out by the Lei de Diretrizes e Bases (1996). After a public exam, music teachers with higher education were hired to work in the Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), in the city of Vitoria. However, during this period, several difficulties concerning music education in these public schools have arisen. Given this context, it became necessary to investigate more deeply this subject, in order to identify and understand what is going on concerning music teaching processes at the CMEIs in Vitória (ES). Data were obtained through interview and questionnaire. The speeches of the teachers in their interviews and in the open questions of the questionnaires were analyzed through the Content Analysis technique. The results showed a dissatisfaction of the music teachers concerning, specially, their university education. Although many of these results were similar to those found in other researches which were conducted in other parts of the country, we found that some of the demands and ideas of these professional music teachers were more refined if compared to what was exposed by the classroom teachers who participated in the other studies. This suggests that, even with many problems to face, there have been advances in relation to early childhood music education in the city of Vitoria.
Asunto: Educação musical criança
Musica
Educação infantil Música
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9CPFFQ
Fecha del documento: 2-sep-2013
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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