Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9Q5HSE
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Educação musical: variantes de práticas docentes na escola básica
Authors: Cristiane Magda Nogueira de Souza
First Advisor: Walenia Marilia Silva
First Referee: Maria Tereza Mendes de Castro
Second Referee: Jussara Rodrigues Fernandino
Abstract: Este trabalho compreende uma pesquisa sobre o professor de música, com foco em sua prática no contexto da escola de Educação Básica. Partindo do pressuposto de que esses profissionais produzem um conhecimento prático, pautado em suas diversas experiências adquiridas ao longo da vida e nas condições de seu trabalho, a pesquisa teve como objetivo geral investigar como se consolida a prática do professor de música na escola de Educação Básica e guiou-se pelas seguintes questões: como os educadores musicais desenvolvem suas práticas educativas? Quais as estruturas que lhes dão significado? Quais concepções e conhecimentos justificam suas ações metodológicas na sala de aula? A metodologia adotada para esta investigação compreendeu um estudo multicaso de abordagem qualitativa, tendo entrevistas e observações como principais instrumentos de coleta de dados. Como marco delimitador, concentrei-me no programa de música da Secretaria Municipal de Educação de Itabirito/MG, fundado em 2005, debruçando-me nas práticas de três professores que integram o programa. A análise dos dados ocorreu em dois momentos distintos, contribuindo para uma compreensão do tema tanto numa perspectiva singular quanto global. Em primeiro lugar, cada professor participante foi compreendido como um caso único e completo em si, organizado em três categorias que versavam sobre a formação musical inicial, a formação acadêmico-profissional e a prática docente propriamente. Posteriormente, realizei uma análise transversal orientada pelas questões da pesquisa, culminando nas três categorias que constituem as categorias de análise, as quais denominei Variantes da Prática Docente em Música. Os resultados desta investigação apontam que as variantes da formação, da coletividade e da interferência colaboram para uma prática docente não linear, dinâmica e plural, remetendo à formação do professor, às relações com outros profissionais da área e à dinâmica instável da sala de aula.
Abstract: This master thesis is an investigation about the music teacher, focused on his practice in elementary school. This research investigated how the teaching consolidates his teaching practice. The main research questions are: how do music educators develop their educational practices? Which structures give meaning to them? Which concepts and knowledge justify their methodological actions in the classroom? The methodology adopted for this research comprised a multicase qualitative study and the main tools for data collection were interviews and observations. I focused on the practices of three general music teachers from the music program of the Municipal Office Education in Itabirito/MG, founded in 2005. The data analysis occurred in two distinct phases, contributing to an understanding of the subject both a uniqueas global perspective. First, each teacher was observed as a single full case itself, organized into three categories that focused on their initial musical training, academic and vocational training and teaching practice. Subsequently performed a cross-sectional analysis guided by the research questions, culminating in three others categories that constitute the research findings, the variants of music teaching practices. The results of this investigation showed that variants of the training, community and interference collaborate for a nonlinear, dynamic and plural teaching practices, referring to teacher training, the relations with others professionals in the field of music and the unstable dynamics of the classroom.
Subject: Musica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9Q5HSE
Issue Date: 5-Sep-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vers_o_final_praticadocentecris.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.