Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9RQHBZ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Monica Pedrosa de Paduapt_BR
dc.contributor.referee1Edite Maria Oliveira da Rochapt_BR
dc.contributor.referee2Luciana Monteiro de Castro Silva Dutrapt_BR
dc.creatorDiego de Almeida Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T05:35:56Z-
dc.date.available2019-08-13T05:35:56Z-
dc.date.issued2014-08-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-9RQHBZ-
dc.description.abstractThis study sought to investigate the physiological, didactic, aesthetic, and interpretative implications of the messa di voce (MDV) when it is used by singers. I noticed that the attainment of the MDV requires a flawless control of the anatomical structures which participates in the vocal production, since its standard dynamical variation (a crescendo followed by a diminuendo done on the same frequency) encompasses good pneumophonic coordination, good control of the airs exit from the expiration, and vocal stability to sustain the refinement quality of the voice. I observed, thus, the efficiency of the MDV in the training and vocal improvement of erudite singers, which already came to light by many professors and singing theorists from past times who whistled it with the very ideal of vocal emission of the well-singing art. Many old singing treatises gave orientations about the MDVs performance and correlated it with other vocal technical aspects as vocal registers, mouths posture and the voices timbre. I deepened on the MDVs aesthetical aspect, highlighting it as a musical articulation or an important ornament usually used in baroque music, enabling the interpreter different ideas from the musical context, stressing the technical potentialities and the singers virtuosity. Furthermore, I explored the many names that MDV has received throughout the centuries according to his function and geographical location and that today it is mainly used in the Italian language. Another discovery was that above the different positions in respect to its terminology and its meaning, MDV possesses an intrinsic relationship with the practice of good use and refinement of the voice. From this art, one perceives the singings didactic function as well as his own possibilities in music practice. Through musical analysis of the Baroque period, based on the aesthetical inquiring previously done, this study went after helping other interprets to perform pieces that suggest the use of the MDV and to emphasize the importance of such researches to realize choices of interpretation.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo visou investigar as implicações fisiológicas, didáticas, estéticas e interpretativas da messa di voce (doravante, MDV) quando usada por cantores. Pude constatar que a realização da MDV requer um controle apurado das estruturas anatômicas que participam da produção vocal, visto que sua típica variação de dinâmica (um crescendo seguido de um diminuendo feitos sob uma mesma frequência) envolve boa coordenação pneumofônica, bom controle de saída do ar da expiração e estabilidade vocal para manter o requinte e a qualidade da voz. Verifiquei, assim, a eficácia da MDV no treinamento e aperfeiçoamento vocal de cantores eruditos, o que já era evidenciado por muitos professores e estudiosos de canto de outrora que assoviavam-na com o próprio ideal de emissão vocal do bem cantar. Muitos tratados antigos de canto davam orientações sobre a execução da MDV e correlacionavam-na com outros aspectos técnico-vocais como os registros vocais, a postura da boca para cantar e o timbre da voz. Pude aprofundar-me também no aspecto estético da MDV evidenciando-a como uma articulação musical ou um importante ornamento comumente utilizado na música barroca podendo, assim, sugerir diferentes ideias dentro do contexto musical ou ressaltar as potencialidades técnicas e o virtuosismo dos cantores. Além disso, averiguei que a MDV recebeu outros nomes ao longo do tempo de acordo com a sua funcionalidade e localização geográfica e que hoje é majoritariamente empregada no italiano. Outro achado foi que, acima de diferentes posicionamentos a respeito de sua terminologia e de seu significado, a MDV possui uma íntima relação com a prática do bom uso e do refinamento da voz. Dessarte, percebe-se a sua funcionalidade na didática do Canto assim como as suas possibilidades na prática musical. Através de análises de peças musicais do período barroco embasadas nas investigações estéticas previamente feitas, este estudo buscou auxiliar outros intérpretes a executar trechos que sugerem o uso da MDV e salientar a importância de investigações desta natureza para realizar escolhas de interpretação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFisiologia da vozpt_BR
dc.subjectPráticas interpretativaspt_BR
dc.subjectEstética musicalpt_BR
dc.subjectPedagogia do Cantopt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.titleUma investigação dos aspectos fisiológicos, didáticos, estéticos e interpretativos da Messa di Vocept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___ok__completo___corre__o_final_.pdf46.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.