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http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9Y7JP5
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Edson Queiroz de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rommel Luiz Vilela Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carlos Aleixo dos Reis | pt_BR |
dc.creator | Marija Mihajlovic Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T17:15:17Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T17:15:17Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-08 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9Y7JP5 | - |
dc.description.abstract | This paper explores the technical and interpretative aspects of the Sonata Op. 36 for violin and piano by Henrique Oswald. With consideration of the composer's trajectory between Italy and Brazil, the European influences in the sonata are outlined through formal analysis as well as comparison with other works of the Romantic period. Considering these influences, bowings, bowstrokes, fingerings, dynamics, and agogic accents are suggested. In addition, the work includes observations as to appropriate bow placement and bow use, the use of vibrato, articulation, balance between the violin and piano, musical texture and musical character: all with a view to presenting a well founded interpretation from an aesthetic and stylistic point of view. The final result of this research is a performance edition of the violin part, including the suggestions listed above. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga os aspectos técnicos e interpretativos da Sonata Op. 36 para violino e piano de Henrique Oswald. Tendo em vista a trajetória do compositor, dividida entre a Itália e o Brasil, procuramos apontar as influências europeias refletidas nesta Sonata, através de análise formal e da comparação com outras obras do período romântico. À luz dessas influências, propomos e comentamos escolhas de arcadas, golpes de arco, dedilhados, dinâmica e agógica. Apresentamos ainda observações tais como condução e região do arco, uso do vibrato, articulação, equilíbrio sonoro entre violino e piano, textura empregada e caráter musical a ser adotado, visando uma interpretação fundamentada do ponto de vista estético e estilístico. Como resultado final apresentamos uma edição de performance da parte do violino, contendo as propostas sugeridas. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Edição de performance | pt_BR |
dc.subject | Romantismo musical brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Henrique Oswald | pt_BR |
dc.subject | Influência europeia | pt_BR |
dc.subject | Sonata Op 36 para violino e piano | pt_BR |
dc.subject.other | Oswald, Henrique, 1852-1931 | pt_BR |
dc.subject.other | Musica | pt_BR |
dc.subject.other | Musica para violino e piano | pt_BR |
dc.title | Sonata Op. 36 para violino e piano de Henrique Oswald: aspectos técnicos e interpretativos | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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