Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A33NEH
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Desenvolvimento musical de crianças autistas em diferentes contextos de aprendizagem: um estudo exploratório
Autor(es): Gleisson do Carmo Oliveira
Primeiro Orientador: Maria Betania Parizzi Fonseca
Primeiro membro da banca : Jussara Rodrigues Fernandino
Segundo membro da banca: Oiliam Jose Lanna
Resumo: Esta é uma pesquisa exploratória que teve como objetivo estudar o desenvolvimento musical de duas crianças com três anos de idade, diagnosticadas com autismo em grau leve, em dois diferentes contextos de aprendizagem e identificar os prováveis fatores que influenciaram este processo. Para tanto, as duas crianças autistas tiveram um semestre de aulas de musicalização, cada uma em um diferente contexto: um especial, composto apenas por crianças com autismo; e um misto, composto por crianças sem acometimentos e por crianças com autismo. As aulas foram filmadas e o desenvolvimento musical das crianças foi avaliado por um júri formado por uma educadora musical, uma musicoterapeuta e uma neurocientista da música, especialistas nesta faixa etária. Os dados fornecidos pelas juradas passaram pela técnica de Análise de Conteúdo e apontaram padrões que, por sua vez, delinearam categorias que serviram de base para a avaliação do desenvolvimento obtido pelas crianças a partir das aulas de música. Foram também realizadas entrevistas parcialmente estruturadas com os pais, para um melhor entendimento dos resultados obtidos. Os resultados apontam para um significativo desenvolvimento musical/geral das crianças em seus respectivos contextos de aprendizagem, demonstrando o quão benéfico é o fazer musical, independente do contexto de aprendizagem, além de mostrar que a música, de fato, pode afetar o ser humano em sua totalidade. Foi concluído que o contexto de aprendizagem sofre inúmeras influências, que vão desde os indivíduos presentes na sala de aula, aos hábitos familiares e às características individuais do Transtorno do Espectro Autista. Uma contribuição desta pesquisa foi a possibilidade da criação de um protocolo de avaliação do desenvolvimento musical/geral de crianças com autismo em grau leve, a partir das categorias apontadas pelo júri. Este protocolo poderá ser desenvolvido e testado em pesquisas futuras.
Abstract: This work presents an exploratory research that aimed to study the musical development of two three year old children, diagnosed with mild autism in two different learning contexts and to identify the probable factors that influenced this process. Therefore, two children with autism had one semester of music lessons, each one in a different context: a special one, composed exclusively of autistic children; and a mixture one, composed of normal and autistic children. The classes were filmed and the musical development of children was analyzed by a musical educator, a music therapist and a music neuroscientist, all of them specialists in children this age. The data provided by the jury went through the content analysis technique. This analysis pointed patterns that led to categories which offered the basis for the evaluation of the development achieved by the two children in the music lessons. Partially structured interviews were conducted with parents, to a better understanding of the results. The results pointed to a significant musical / general development of both children in their learning contexts, demonstrating how beneficial music making can be, independent of the learning context, and showed that music, in fact, may affect human being as a whole. It was concluded that the learning environment suffers numerous influences, ranging from individuals present in the classroom, to the family habits and to individual characteristics of the Autism Spectrum Disorder. A contribution of this research was the possibility to develop a protocol to evaluate music/general development of children with mild autism, based on the categories pointed by the jury. This protocol should be developed and tested in further researches.
Assunto: Musicoterapia
Educação musical criança
Crianças autistas
Musica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A33NEH
Data do documento: 21-Ago-2015
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_gleisson.pdf8.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.