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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A concepção cênica para a mini-ópera Domitila de J. G. Ripper: uma proposta de performance baseada nos princípios desenvolvidos por C. Stanislavski nos estúdios de ópera
Autor(es): Nivea Renata Alencar de Freitas
primer Tutor: Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
primer miembro del tribunal : Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza
Segundo miembro del tribunal: Margarida Maria Borghoff
Tercer miembro del tribunal: Jussara Rodrigues Fernandino
Resumen: Neste trabalho foi desenvolvido um processo de concepção de performance para a mini-ópera Domitila de J. G. Ripper com enfoque no desenvolvimento cênico do cantor. Esse processo teve como fundamentação teórica e metodológica a aplicação de conceitos desenvolvidos pelo ator e diretor C. Stanislavski (1863-1938) em seu método da análise ativa e das ações físicas. Constituiu objeto de pesquisa e ferramenta metodológica a relação do diretor com o gênero ópera, considerando-se desde aspectos biográficos desse autor até suas atividades nos estúdios de ópera na Rússia (1918-1938), palestras (1918-1922) e montagens no gênero realizados em seus últimos vinte anos de vida. Por se tratar de uma ópera monólogo e, devido às características formais da mini-ópera Domitila, foram também empregados na fundamentação teórica deste trabalho os conceitos de M. Bakhtin (1895-1975) referentes ao dialogismo e ao discurso do outro. Essa associação se mostrou benéfica e contribuiu como uma ferramenta de interpretação libertadora para o intérprete, fornecendo-lhe uma visão das diversas fontes de sentido da obra, numa interpretação não mais monológica, mas pluridiscursiva. Buscou-se compreender, a partir de exemplos de direção cênica de Stanislavski para ópera, seu processo de criação em um contexto cênico-musical, relacionado à Domitila. Foram então estudadas duas cenas de ópera semanticamente semelhantes à ópera de Ripper: a cena da carta de Tatiana da ópera Eugene Onegin de P. I. Tchaikovsky (1840-1893), e a cena das cartas de Charlotte da ópera Werther de J. Massenet (1842-1912), ambas dirigidas por Stanislavski nos estúdios de ópera na Rússia. Do sistema Stanislavski foram escolhidos elementos que, no desenvolver do trabalho prático de preparação cênica e concepção de performance para a mini-ópera, melhor se adequaram às especificidades e ao perfil estético escolhido para este projeto. Tais elementos foram apresentados na metodologia, aplicados e descritos cena a cena no processo criativo da concepção de performance da mini-ópera Domitila, culminando com a montagem apresentada na conclusão desse projeto. A metodologia se mostrou eficaz e organizadora, conduzindo a criação cênica e estimulando a realização de múltiplas conexões interpretativas entre o texto, a música e o contexto, aspectos essenciais no trabalho de concepção de performance em ópera.
Abstract: On this project, it was developed a performance conception process for the J. G. Ripper´s mini-opera Domitila, with the focus on the scenic development for the singer. This procedure was grounded theoretically and methodologically based on the application of some concepts developed by the actor and director C. Stanislavski (1863-1938) on his active analysis and physical actions method. It was a research object as well as methodological tool, the director´s relation with the genre opera, considering since his biographical aspects, to his activities at the opera studios in Russia (1918-1938), his lectures (1918-1922) and many opera productions presented during his last twenty years of life. Since this project deals with a monologue opera and due to its formal characteristics, in its interpretative process, as a grounding source it was associated the M. Bakhtin (1895-1975) principles related to the dialogism and to the indirect discourse. This association was beneficial and contributed as a text-music interpretation freeing tool, allowing the performer a multi-polarized view of the many meaning sources of the play, offering no longer a monological but a multi-discursive interpretation. The understanding and the access to examples of Stanislavski´s scenic direction for opera and the way he considered creation on a scenic-musical context was one of the goals. A parallel between Domitila with two semantically similar opera scenes such as Tatiana´s letter writing scene from Eugene Onegin by P. I. Tchaikovsky (1849-1893), and Charlotte´s letters reading scene from Werther by J. Massenet (1842-1912), both directed by Stanislavski in his opera studios in Russia was made. From Stanislavski´s system, some elements were chosen and applied according to the development of the mini-opera´s scenic preparation and performance conception practical work considering those which best suited the projects esthetical profile. These elements were presented in the methodology, applied and described scene by scene on Domitila´s performance creative process conception, leading to the final setting performed at the end of this project in a public recital. The methodology has proven effective as an organizer, as a facilitator of scenic creation, as a promoting tool for interpretative connections between text and music, essential aspects for the work with opera performance conception.
Asunto: Performance (Arte) 
Musica
Performance musical Teatro  
Artes cênicas  
Stanislavski, Konstantin,  1863-1938  
Ripper, João Guilherme 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A39NG8
Fecha del documento: 11-sep-2015
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