Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3QFCC
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Aspectos técnico-vocais e interpretativos do Bel Canto do Século XIX presentes nas Sei Ariette, Op. 95, de Mauro Giuliani
Autor(es): Daiana de Oliveira Melo Roussin
primer Tutor: Monica Pedrosa de Padua
primer miembro del tribunal : Andréa Albuquerque Adour da Câmara
Segundo miembro del tribunal: Ana Claudia de Assis
Resumen: O presente estudo procurou investigar a presença dos aspectos técnico-vocais e interpretativos da escola italiana de canto, mais conhecida por Bel Canto, no repertório camerístico para canto e violão (ou piano) do compositor italiano Mauro Giuliani (1781 1829). Dessa maneira, foram abordados, primeiramente, aspectos históricos dessa escola de canto, tratando especialmente da inserção da voz feminina nos espetáculos musicais ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX, e em seguida selecionados cinco aspectos técnico-vocais característicos do Bel Canto, a fim de conceitua-los e exemplifica-los em peças do repertório operístico do século XIX. No intuito de evidenciar a ligação entre Giuliani e a prática vocal oitocentista, foram incluídos aspectos da vida e da obra desse compositor salientando, por meio de dados biográficos, historiográficos e composicionais, a sua relação com Gioacchino Rossini, fato que pode justificar o caráter dramático e cênico de suas obras. Por fim, o estudo contou com dois tipos de análise da obra Sei Ariette, Op. 95: uma análise formal tradicional detectando, dentre outras coisas, os cinco aspectos técnico-vocais do Bel Canto previamente estudados; e uma análise da relação poema-música, onde foi possível desenvolver um enredo que estabelecesse unidade entre todas as arietas que compõem a obra. Pretendeu-se, à luz de tais análises, incorporar esses elementos em minha performance e elucida-los na interpretação do repertório belcantista do século XIX.
Abstract: This study aimed to investigate the presence of technical-vocal aspects of the Italian singing school better known as Bel Canto, in the chamber music repertoire for voice and guitar (or piano) by the Italian composer Mauro Giuliani (1781 1829). In this way, it was first approached historical aspects of this singing school, treating especially the insertion of the female voice in musical performances throughout the XVII, XVIII and XIX centuries, and then selected five technical-vocal aspects belonging to Bel Canto in order to conceptualize and exemplify them in pieces of the operatic repertoire of the nineteenth century. In order to highlight the link between Giuliani and the nineteenth-century vocal practice, there was an inclusion of some aspects of this composers life and work, stressing through biographical, historiographical, and compositional data, his relationship with Gioacchino Rossini, which may justify the dramatic and scenic character of his works. Finally, the study included two types of analysis of the piece Sei Ariette, Op. 95: a traditional and formal analysis detecting, among other things, the five technical and vocal aspects of Bel Canto previously studied; and an analysis of the poem-song, where it was possible to develop a plot to establish unity among all ariettas that make up the work. It was intended, in the light of such analyzes, to incorporate these elements in my performance and elucidate them in the interpretation of the nineteenth century belcantist repertoire.
Asunto: Tecnica vocal
Musica
Interpretação musical
Giuliani, Mauro, 1781-1829
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3QFCC
Fecha del documento: 31-ago-2015
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_daiana___completa_pfd__final_.pdf12.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.