Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A7HP3A
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Usos e funções da música na Renovação Carismática Católica
Authors: Débora Gonçalves Borburema
First Advisor: Glaura Lucas
First Referee: Andre Cavazotti e Silva
Second Referee: Eduardo Pires Rosse
Abstract: O presente trabalho aborda o estudo da música no movimento da Renovação Carismática Católica, que objetivou compreender através de uma análise etnomusicológica aspectos característicos dos usos e funções da música nesse contexto de experiência da religiosidade. A realização deste estudo teve como foco o grupo de oração Emanuel III, pertencente à paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Belo Horizonte MG. O estudo deste movimento se justifica frente à centralidade dos usos e funções da música nesse contexto de experiência da religiosidade. Nesse sentido, tornou-se importante incluir uma investigação sobre o diálogo entre tradição e atualidade, e sobre os significados do fazer musical dentro desse contexto cultural. Como metodologia este trabalho adotou uma abordagem de pesquisa qualitativa. Para o embasamento teórico e metodológico da pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico na área da etnomusicologia, e, considerando o caráter interdisciplinar desta disciplina, esta abordagem também possibilitou o diálogo com bibliografias de outras áreas de estudo, como a antropologia, ciências da religião, além da literatura específica sobre a Renovação Carismática Católica realizada tanto por membros deste movimento, como por pesquisadores, no âmbito acadêmico. Realizei um estudo etnográfico, me inserindo dentro do ambiente do grupo de oração Emanuel III, a fim de compreender e interpretar melhor os simbolismos, linguagem e significados relacionados ao fazer musical dentro desse contexto religioso. No grupo de oração Emanuel III, a ação musical, realizada com canções, orações com acompanhamento instrumental, gestos e coreografias busca através de diferentes formas e momentos em que a música é utilizada, que esta proponha sempre a função de ser um contato com o divino, que ocorre com a construção coletiva da música e na intervenção das ações do Espírito Santo interpretadas pelo ministério de música. O fazer musical do grupo de oração Emanuel III proporciona inter-relações musicais, religiosas e sociais. Além disso, a música atua diretamente no processo de agregar fiéis, tanto para participação no grupo, quanto para a construção coletiva da música. Nesse contexto, são compartilhadas práticas sociais e visões ideológicas, gerando agregação entre as pessoas e o sentido de pertença ao grupo e ao movimento.
Abstract: This dissertation deals with the study of music in the Catholic Charismatic Renewal movement. It aimed to understand through an ethnomusicological analysis characteristic aspects of the uses and functions of music in this context the experience of religiosity. This study focused on the prayer group Emanuel III, belonging to the parish of Our Lady of Good Voyage, Belo Horizonte - MG. The study of musical experience within this movement can be justified due to the centrality of music of the uses and functions of music that the religious experience of context. In this sense, it has become important to include an investigation into the dialogue between tradition and present, and about the meanings of music making within that cultural context. The methodology of study adopted a qualitative approach. As to the theoretical and methodological basis of the research, it conducted a bibliographic study in the field of ethnomusicology, and considering the interdisciplinary nature of this discipline, this approach also enabled the dialogue with bibliographies from other areas of study such as anthropology, religious studies, as well as the literature on the Catholic Charismatic Renewal developed both by members of this movement, and by academic researchers. In this research, I conducted an ethnographic study, by taking part in the Emanuel III prayer group environment in order to better understand and interpret the symbolism, language and meanings related to music making within this religious context. In the prayer group Emanuel III, the musical action, carried out with songs, prayers with instrumental accompaniment, gestures and choreography, seeks through different ways to always propose the function of being a contact with the divine, which happens with the collective construction of the music and the intervention of the actions of the Holy Spirit interpreted by the music ministry. The music making of Emanuel III prayer group provides musical interrelations, religious and social. In addition, the music acts directly in the process of adding faithful both to participation in the group, and for the collective construction of music. In this context, social practices and ideological views are shared, generating aggregation between people and the sense of belonging to the group and movement.
Subject: Renovação carismatica catolica  
Música e religião 
Musica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A7HP3A
Issue Date: 6-Nov-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_d_bora_gon_alves_borburema.pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.