Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AE9P35
Type: Dissertação de Mestrado
Title: ¡Jha, che Valle!, Agustín Barrios e suas danças paraguaias: para uma performance informada
Authors: Carlos Alfeu Guerra Gomes
First Advisor: Flavio Terrigno Barbeitas
First Referee: Marcelo Fernandes Pereira
Second Referee: Edite Maria Oliveira da Rocha
Abstract: Esta pesquisa de mestrado se vincula ao tema da Performance Informada e seu conceito teórico adotado está fundamentado sob os parâmetros musicológicos discutidos por John Rink em seu texto Sobre a performance: o ponto de vista da musicologia (2006). O estudo isa fornecer subsídios interpretativos para a execução de três peças para violão de Agustín Barrios (1885-1944), publicadas sob a denominação de Três Danças araguaias: 1) Danza Paraguaya (1926), 2) ¡Jha, che valle! (1923), 3) London Carapé (1909). A abordagem consiste em uma análise do contexto cultural, histórico e performático dos gêneros dançantes que funcionaram como matriz para essas composições e se aprofunda em temas como modos de transcrição, identificação de motivos rítmicos e melódicos característicos, modos de articulação entre seções e assimilação do sincopado paraguaio empregado nas peças. As partituras que serviram de suporte, além das edições dessas peças por Jesús Benites (1932-2007) em 1977 e de Richard Stover (1945-) em 1979 foram: 1) quatro manuscritos da peça Danza Paraguaya, 2) a cópia de um manuscrito de Barrios feito por Cayo Sila Godoy (1919-2014) da peça Jha, che valle (s/d) e 3) a cópia, também de Godoy e baseada em um manuscrito de Barrios, de London Carapé (s/d). O título dessa dissertação faz referência a uma dança de Barrios aqui pesquisada e o motivo desta escolha é que a tradução de ¡Jha, che valle! (pron.: ¡Rá, xê valhe!), que está denominado em guarani, significa: Oh, meu povo!.
Abstract: This master's research is linked to the issue of Informed Performance and adopted its theoretical concept is based on the musicological parameters discussed by John Rink in his text "About the performance: the point of view of musicology" (2006). This study aims to provide interpretative subsidies for the implementation of three pieces for guitar Agustín Barrios (1885-1944), published under the name of "Three Paraguayan Dances": 1) "Danza Paraguaya" (1926), 2) "¡Jha, Valle che "(1923), 3)" London Carapé "(1909). The approach consists of an analysis of the cultural, historical and performative of dance genres worked as a matrix for these compositions and delves into topics such as transcription modes, identification of characteristic rhythmic and melodic motifs, articulation modes between sections and assimilation of syncopated Paraguayan employed in parts. The scores that supported, in addition to issues of these pieces by Jesús Benites (1932-2007) in 1977 and Richard Stover (1945-) in 1979 were: 1) Four manuscripts of the play "Danza Paraguaya", 2) the copy one Barrios manuscript done by Cayo Sila Godoy (1919-2014) part "Jha, che valle" (s / d) and 3) a copy, also from Godoy and based on a manuscript of Barrios, of "London Carapé" (s / d). The title of this essay refers to a dance here Barrios researched and the reason for this choice is that the translation of "¡Jha, che valle!" (pron .: "¡Rá, Xe Valle!"), Which is denominated in Guarani it means: "Oh, my people!".
Subject: Musica para violão  
Performance musical  
Barrios Mangore, Agustin,  1885-1944 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AE9P35
Issue Date: 20-Jun-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__ocarlosalfeu__3_.pdf7.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.