Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AGWFQQ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Walenia Marilia Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Heloisa Faria Braga Feichaspt_BR
dc.contributor.referee2Nair Aparecida Rodrigues Pirespt_BR
dc.creatorCarol Marilyn Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T08:22:27Z-
dc.date.available2019-08-10T08:22:27Z-
dc.date.issued2016-09-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-AGWFQQ-
dc.description.abstractThis research aimed to verify the process of musical training and professional performance of two recorder teachers. From a qualitative approach, the methodology adopted was the multiple case study, in order to identify what are the perspectives of participants in relation to their professional future. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed by content analysis. This procedure included the categorization and interpretation of data in dialogue with the theoretical framework that addresses the process of constitution of the teaching profession; choosing a professional training in music; as well as expectations to enter in the job market, among others. The results revealed that the main professional performance space occupied by participants was the space of socio-cultural projects; and the least referenced space was the elementary school, showing: 1. The difficulty of schools, public and private, to include music lessons in their curricula; 2. The absence of specific public contests for music teachers; 3. The lack of attractiveness to act in this context, or by structural issues, or by incompatibility of the professional profile. Through the results, is expected to raise discussions that consider the professional performance of the recorder teacher.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo verificar o processo de formação musical e atuação profissional de duas professoras de flauta doce. A partir de uma abordagem qualitativa a metodologia adotada foi o estudo multicaso, buscando identificar quais as perspectivas das participantes em relação ao seu futuro profissional. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, e analisados por meio da análise de conteúdo. Tal procedimento compreendeu a categorização e interpretação dos dados em diálogo com o referencial teórico, que aborda o processo de constituição da profissão docente; a escolha de uma formação profissional em música; bem como as expectativas para a inserção no mercado de trabalho, dentre outros. Os resultados da pesquisa demonstraram que o principal espaço de atuação profissional ocupado pelas participantes foi o espaço dos projetos sócio-culturais; e o espaço menos referenciado foi a escola de educação básica, evidenciando: 1º. A dificuldade das escolas, públicas e privadas, de incluírem as aulas de música em seus currículos; 2º. A ausência de concursos públicos específicos para professores de música; 3º. A falta de atratividade para atuar neste contexto, ora por questões estruturais, ora por incompatibilidade do perfil profissional. Com os resultados, espera-se suscitar discussões que considerem a atuação profissional do professor de flauta doce.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professores de Músicapt_BR
dc.subjectMercado de Trabalhopt_BR
dc.subjectEnsino de Flauta Docept_BR
dc.subject.otherProfessores de música Formaçãopt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.subject.otherFlauta doce Instrução e ensinopt_BR
dc.titleLicenciatura em Música e Atuação Profissional: um estudo sobre professores de flauta docept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_carolmarilyn_vers_o_final.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.