Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AGWGR7
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical: princípios e práticas
Autor(es): Daniel Augusto Oliveira Machado
primer Tutor: Heloisa Faria Braga Feichas
primer miembro del tribunal : Patricia Furst Santiago
Segundo miembro del tribunal: Flávia Motoyama Narita
Resumen: Esta pesquisa tem como tema a investigação das possíveis relações existentes entre aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical. Pretende analisar e conectar esses tópicos a partir de pesquisa bibliográfica e análise de dados coletados em processos de criação musical coletiva com 37 alunos da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, na disciplina Laboratório de Criação I, durante o 1º semestre de 2015. O objetivo é compreender como tais alunos construíram seus conhecimentos e competências musicais, intrapessoais e interpessoais durante as aulas, e quais os significados e valores que lhes atribuem, além de investigar conflitos vivenciados ao longo do processo, impactos sobre suas práticas musicais e expectativas acerca das aulas de Laboratório de Criação I na EMUFMG. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, foram utilizados, como técnicas de coleta de dados, questionários e grupo focal. Foram detectados impactos das aulas de Laboratório de Criação I sobre a escuta, criatividade e preferências musicais dos alunos. A pesquisa sugere, ao final, que a avaliação de conhecimentos e habilidades relacionados aos processos de criação musical coletiva pode ser interpretada como um caminho para a conexão entre aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical.
Abstract: This research theme is the investigation of possible links between creative-collaborative learning and musical leadership. It aims to analyze and connect these topics from literature review and analysis of data collected in collective musical creation processes with 37 students from the School of Music of the Federal University of Minas Gerais, at Creation Laboratory I discipline, during the 1st half of 2015. The goal is to understand how such students built their knowledge and musical, intrapersonal and interpersonal skills during the classes, and the meanings and values assigned to them, and to investigate current conflicts throughout the process, impacts on their musical practices and expectations about Creation Laboratory I classes in EMUFMG. In this qualitative research, questionnaires and focus groups were used as data collection techniques. Impacts on listening, creativity and musical preferences of students were found as a result of Creation Laboratory lessons. The research suggests, finally, that the assessment of knowledge and skills related to collective musical creation processes can be interpreted as a way for the connection between creative-collaborative learning and musical leadership.
Asunto: Musica
Percepção musical
Educação musical
Composição (Música)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AGWGR7
Fecha del documento: 4-jul-2016
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
daniel_augusto___disserta__o_de_mestrado___2016.pdf2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.