Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AGWH6G
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Práticas informais de aprendizagem em música: a vivência de quatro músicos populares
Authors: Thiago Lúcio Coelho
First Advisor: Heloisa Faria Braga Feichas
First Referee: Maria Betania Parizzi Fonseca
Second Referee: Bernardo Vescovi Fabris
Abstract: Neste trabalho, foram investigadas as práticas informais de aprendizagem da música, em um estudo qualitativo realizado com quatro músicos populares, cujos instrumentos principais são o cavaquinho, a viola caipira, o pandeiro e a guitarra, que correspondem, respectivamente, aos gêneros musicais choro, moda de viola, samba e rock. Foi utilizada a metodologia de entrevista semiestruturada, com o objetivo de investigar as práticas informais de aprendizagem em música e suas similaridades e divergências, relacionando-as com o contexto social e cultural dos participantes. Todos os músicos relataram terem familiares que os influenciaram na aprendizagem da música, mas eles não adotaram como instrumento principal o mesmo do respectivo familiar, o que os levou a buscar outras fontes de aprendizagem, em especial as comunidades de prática. Foram identificadas, neste trabalho, as seguintes comunidades de prática: roda de capoeira, Umbanda, banda de música, banda cover, rodas de violeiros entre outras. Essas comunidades de prática apresentam características específicas que influenciam a vivência dos participantes, não só quanto à aquisição das habilidades musicais, mas também na sua formação como instrumentistas, de forma que eles façam parte, efetivamente, do contexto social e cultural do estilo musical que escolheram. Esta pesquisa ainda confirmou a importância da criatividade, da persistência e da força de vontade no aprendizado informal, porque esse tipo de aprendizagem se compõe não só da interação do aprendiz com os outros indivíduos da comunidade de prática, mas também de momentos solitários e de busca por dificuldades a serem sanadas. Além disso, foi verificada a importância da prática de ouvir e copiar, reportada por Green (2002), apontando que o lado lúdico e o prazer em tocar o instrumento constituem um ponto forte na aprendizagem informal em música. Ao buscar um conhecimento mais aprofundado nas práticas informais de aprendizagem em música, esta pesquisa pretende contribuir para a adoção de estratégias de ensino que incluam a experiência informal de aprendizagem na educação institucional e formal. Os resultados obtidos, portanto, corroboram os achados de outras pesquisas da área, em especial os de Green (2002), e reforçam a importância de o ensino formal valorizar a vivência dos aprendizes, adotando estratégias que abarquem práticas informais de aprendizado, de maneira a contribuir positivamente para o ensino de música.
Abstract: This research investigates informal music learning and is a qualitative study of four popular musicians whose main instruments are the cavaquinho, the viola, the tambourine and the guitar, which correspond, respectively, to the musical genres choro, moda de viola, samba and rock. In order to investigate informal music learning and their similarities and differences, connecting them to the participants social and cultural context, it was used the semi-structured interview methodology. All the musicians in this research reported that they had family members who influenced them in music learning, but they have not chosen the same instrument that their family members played, which led them to find other sources of learning, especially at communities of practice. The following communities of practice were identified in this research: capoeira, Umbanda, music bands, cover bands, rodas de violeiro among others. These communities of practice have specific characteristics that influence the lives of the participants, in the acquisition of musical skills and in their training as music players, so that they are a part of the social and cultural contexts of their musical style. This research also confirmed the importance of creativity, persistence and willingness to learn in informal learning, because this type of learning not only consists of learner interaction with individuals in their community of practice, but also it consists of solitude and the search for problems to be solved. Moreover, this research verified the importance of listening and copying, reported by Green (2002), pointing out that the playful side and the delight in playing an instrument are a strong element in informal music learning. This research aims to achieve a deeper understanding in informal music learning, and it also aims to contribute to the introduction of teaching strategies that include informal learning experiences in institutional and formal education. Therefore, the results corroborate the findings of others researchers, specially Green (2002) and reinforce the importance of formal education professionals being able to appreciate learners experience, introducing strategies of informal learning experience, in order to contribute positively to music education.
Subject: Músicos Entrevistas
Musica
Aprendizagem
Educação musical
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AGWH6G
Issue Date: 30-Aug-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___thiago_coelho__2016___final.pdf951.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.