Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQQHE2
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Patricia Furst Santiago | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Diana Santiago da Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | José Antônio Baêta Zille | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Margarida Maria Borghoff | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Renato Tocantins Sampaio | pt_BR |
dc.creator | Marcelo Almeida Sampaio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T21:52:20Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T21:52:20Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQQHE2 | - |
dc.description.abstract | This research focus on teaching and learning strategies to develop piano sight-reading (SR) skills. The literature review on previous research and SR methods pointed that SR involves two central categories in order to solve many pedagogical problems: cognitive processing and motor behaviour. Specifically, this study tests the hypothesis that transposition is a more effective intervention than rhythm training and four-hands piano sight-reading repertoire. To verify this hypothesis, twenty-seven undergraduate students were randomized in one experimental and two control-groups in a pre-post-test after a SR training. The errors were scored in pitch, rhythm and hesitation. The individual errors were collected from three different tests in three graduated levels of difficulty in tonal repertoire (27 students x 3 tests x 3 levels), resulting in 243 scores (n=243). The students performances were recorded and statistically analysed by the Generalized Linear Models. The results showed that the students developed their sight-reading competences in 30%, although the interventions (transposition, rhythm training and four-hands repertoire) did not have any significantly effect on errors reduction (p=0,96). The research concludes that it is imperative to promote the training of the sight-reading specialist teacher. The data analysis revealed other findings: a) to practice bass clef reading, to practice more rhythm than pitch and to practice more left-hand than right-hand promotes SR significant development; b) isolated strategies had no effects in students scores; c) a hybrid approach with three or more predict variables seems to be the best way to develop a great competence in SR, as previous research in this area confirmed. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investiga a competência da leitura à primeira vista (LPV) ao piano a partir de estratégias pedagógicas relacionadas ao seu desenvolvimento. A revisão de literatura sobre pesquisas e métodos específicos para piano evidenciou que a LPV pode ser sintetizada em duas categorias fundamentais para a solução dos problemas pedagógicos: processamento cognitivo e comportamento motor. Especificamente, este estudo testa a hipótese de que a transposição é uma intervenção experimental com melhor desempenho para o desenvolvimento da LPV do que o treinamento rítmico e do que o uso de repertório a quatro mãos. Para testar essa hipótese, vinte e sete estudantes universitários divididos aleatoriamente em um grupo experimental e dois grupos-controles tiveram sua LPV medida antes e depois de um treinamento específico. Os erros individuais cometidos nas categorias notas, ritmo e hesitação foram coletados a partir de três testes elaborados com repertório de música tonal em três níveis de dificuldade (27 alunos x 3 testes x 3 níveis), gerando ao todo 243 observações (n=243). Os testes foram gravados e, posteriormente, os resultados foram analisados pelas técnicas estatísticas dos Modelos Lineares Generalizados. Os resultados mostraram que, apesar de os alunos melhorarem seu desempenho em 30%, nenhuma das intervenções (transposição, treinamento rítmico e quatro mãos) teve isoladamente algum efeito significativo na diminuição global de erros (p=0,96). Além de sinalizar que o foco da ação pedagógica deve se orientar para a formação do professor especializado em LPV, a análise de dados trouxe algumas conclusões importantes: a) exercitar a leitura na clave de fá, exercitar mais os aspectos rítmicos do que os melódicos e exercitar mais a mão esquerda do que a direita traz benefícios mais relevantes para o desempenho global em LPV ao piano; b) escolher estratégias específicas isoladas tem pouco efeito no desenvolvimento dos alunos; c) usar uma matriz curricular híbrida com três ou mais preditoras significativas parece ser o caminho mais adequado para o desenvolvimento de uma competência em LPV, confirmando pesquisas anteriores na área. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Piano | pt_BR |
dc.subject | Leitura à Primeira Vista | pt_BR |
dc.subject | Estratégias Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Experimento | pt_BR |
dc.subject | Modelos Lineares Generalizados | pt_BR |
dc.subject.other | Piano Instrução e estudos | pt_BR |
dc.subject.other | Musica | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura a primeira vista (musica) | pt_BR |
dc.title | As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sampaio_marcelo___tese_final.pdf | 11.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.