Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ASXF73
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Heloisa Faria Braga Feichaspt_BR
dc.contributor.referee1Helena Lopes da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Lucia Pompeu de Freitas Campospt_BR
dc.creatorAna Carolina Borges Umbelinopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T11:41:32Z-
dc.date.available2019-08-12T11:41:32Z-
dc.date.issued2017-09-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-ASXF73-
dc.description.abstractThe Sociedade Musical Santa Cecília (SMSC) is a bicentenary entity, known for having the oldest music band (Banda Santa Cecília) of Minas Gerais State and for being responsible for the formation of many professional musicians in Sabará. Driven by the impact on the work of this group in the town, this research aims investigating the influence of these musical practices of the band in the formation of musicians from Sabará. It also intends to present information about the musical activities and practice of this group, comprehending the profile and aspects of musical experience of its members, from different perspectives, and suggesting alternative pedagogic approaches that could improve musical results. The research used mixed methods including observation of the musical activities and practice participants of the band, interviews with the maestro and four musicians with diverse musical characteristics, and questionnaires to all members, as well as documental consults and audiovisual records. The concepts of Legitimate Peripheral Participation in Community of Practice (LAVE; WENGER, 1991), Collective Teaching of Music Instruments (CRUVINEL, 2005; TOURINHO, 1995, 2004, 2007) and Collaborative Learning (GAUNT; WESTERLUND, 2013) provided support to understand the process of teaching-learning present in the band, considering that the entity doesnt have specialized teachers for all of the instrumentalists and that the collective work and collaborative are essential to the survival of it and the musical and human formation of its members. Therefore, I believe that this research, with sociological basis, will contribute to the field of Musical Education in Brazil, mainly in the scope of the civil musical bands and musical groups alike.pt_BR
dc.description.resumoA Sociedade Musical Santa Cecília (SMSC) é uma entidade bicentenária, conhecida por ter a banda de música (Banda Santa Cecília) mais antiga do Estado de Minas Gerais e por ser responsável pela formação de muitos músicos profissionais na cidade de Sabará. Motivada pelos impactos do trabalho deste grupo no município sabarense, esta pesquisa tem como objetivo investigar a influência das práticas musicais da banda na formação de músicos sabarenses. Além disso, pretende apresentar informações sobre as atividades e práticas musicais deste grupo, compreender o perfil e os aspectos da vivência musical dos seus integrantes, a partir de diferentes perspectivas, e colaborar com sugestões em relação a outros recursos pedagógicos não utilizados nas suas práticas e que poderiam aperfeiçoar os seus resultados musicais. Deste modo, as técnicas de coletas de dados empregadas nesta pesquisa, que é caracterizada pela utilização de métodos mistos, foram observações participantes das atividades e práticas musicais da banda, entrevistas realizadas com o maestro e quatro músicos com características musicais bem diversificadas, aplicação de questionários a todos os integrantes, bem como consultas documentais e registros audiovisuais. Os conceitos de Participação Periférica Legítima em Comunidades de Prática (LAVE; WENGER, 1991), Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (CRUVINEL, 2005; TOURINHO, 1995, 2004, 2007) e Aprendizagem Colaborativa (GAUNT; WESTERLUND, 2013) forneceram sustentação para compreender os processos de ensino-aprendizagem presentes na banda, considerando que a entidade não possui professores especializados para todos os instrumentistas e que os trabalhos coletivos e colaborativos são essenciais para a sobrevivência da mesma e para a formação musical e humana dos seus participantes. Sendo assim, acredito que esta pesquisa, com viés sociológico, contribuirá para a área de Educação Musical no Brasil, principalmente no âmbito das bandas de música civis e grupos musicais semelhantes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Coletivo de Instrumentos Musicaispt_BR
dc.subjectBanda de Músicapt_BR
dc.subjectAprendizagem Colaborativapt_BR
dc.subjectComunidade de Práticapt_BR
dc.subjectParticipação Periférica legítimapt_BR
dc.subject.otherBandas (Musica) Minas Gerais  pt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.subject.otherMusica Instrução e estudo  pt_BR
dc.titleSociedade Musical Santa Cecília: o processo de ensino-aprendizagem da Banda de Música como referência na formação de músicos na cidade de Sabará-MGpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_final___ana_carolina_borges_umbelino_2017.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.