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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Brazilian Guitar Music: identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão solo
Autor(es): Marco Ernesto Teruel Castellon
Primeiro Orientador: Flavio Terrigno Barbeitas
Primeiro membro da banca : Guilherme Caldeira Loss Vincens
Segundo membro da banca: Rogerio Vasconcelos Barbosa
Terceiro membro da banca: Eduardo Campolina Viana Loureiro
Resumo: Este trabalho tem como objetivos debater a relação entre identidade nacional e estereótipo dentro do repertório brasileiro para violão e mostrar a grande diversidade de estilos e gêneros que são difundidos através desse repertório. Para isso, me foquei no repertório composto por tocautores violonistas nascidos a partir de 1950. Proponho a partir da constatação de que o violão, por estar associado a determinados gêneros da música brasileira e, portanto, elevado a símbolo de brasilidade, que a expressão Brazilian Guitar Music acabou se tornando um rótulo usado para designar fazeres musicais ligados apenas à narrativa hegemônica da tradição brasileira. Tal fato cria uma distorção e acaba por relegar outras formas de abordar o violão a nichos específicos e cria uma visão rasa e enviesada do que é a produção para violão hoje. Através de uma abordagem interdisciplinar, buscando auxílio em conceitos da história e da sociologia, este trabalho se propõe construir uma nova forma de perceber o repertório contemporâneo brasileiro.
Abstract: The purpose of this document is to discuss the interactions between national identity and stereotype within the Brazilian classical guitar (Violão) repertoire and display the variety of styles and genres that are performed in the instrument. To do so I focused on the works of performer-composers born after 1950. Departing from the assumption that the Violão was transformed into a symbol of brazilianness for being strongly associated to specific genres of Brazilian music, and the result ofthis strong association was that the label Brazilian guitar was boundto imply a determinate type of music that is dominant in Brazil and is related to the invention of Brazilian tradition. This fact creates a distortion that leads other types of music to the margin of the debates of Brazilian music and finally gives a distorted and biased view of what the musical production for solo guitar in Brazil. With an interdisciplinary approach enlisting historical and sociological concepts, the present work aims to point new and more pertinent options to understand the Brazilian contemporary repertoire.
Assunto: Música e globalização Brasil
Musica
Musica para violão
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AY6GWS
Data do documento: 8-Ago-2017
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